Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4497
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 12-Jul-2022
Title: Educação de jovens e adultos: desafios do/no processo de ensinar e aprender conteúdos matemáticos nesta modalidade de ensino
Creator: NASCIMENTO, Gleice Souza do
First advisor: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Citation: NASCIMENTO, Gleice Souza do. Educação de jovens e adultos: desafios do/no processo de ensinar e aprender conteúdos matemáticos nesta modalidade de ensino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4497. Acesso em:.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é resultado de uma pesquisa qualitativa, tendo como foco de estudos a Educação de Jovens e Adultos EJA, com objetivo de investigar possíveis fatores que possam estar interferindo e desafiando as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem da matemática na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. A pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto ao seu enfoque como de caráter exploratório. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão dos desafios de trabalhar neste nível de escolaridade e nesta modalidade de ensino. As informações foram constituídas por meio de uma pesquisa de campo com cinco professores que ensinam matemática em uma escola pública do município de Castanhal - Pará. Os resultados apontam que embora os profissionais que atuam como professores na área da matemática apesar de demostrarem grande diligência em desempenhar uma boa pratica pedagógica e possuir boa relação entre o profissional e o aluno, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa modalidade de ensino em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais e alunos aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades.
Abstract: The present Course Completion Work (TCC) is the result of a qualitative research, focusing on the Education of Youth and Adults EJA, with the objective of investigating possible factors that may be interfering and challenging pedagogical practices in the teaching process. and learning mathematics in the Youth and Adult Education Modality - EJA. The research is characterized as descriptive, in terms of its focus as exploratory. The theoretical foundation that supports this research was based on readings of books, theses, dissertations and articles that discuss the investigated theme, enabling the understanding of the challenges of working at this level of schooling and in this teaching modality. The information was constituted through a field research with five teachers who teach mathematics in a public school in the municipality of Castanhal - Pará. The results indicate that although professionals who work as teachers in the area of mathematics, despite showing great diligence in performing a good pedagogical practice and having a good relationship between the professional and the student, still have a great need for training in the area to work in this modality. of teaching in the classroom, there is a need to look at the needs of these professionals and students who are given great responsibilities.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Mathematics - Study and teaching
Youth and adult education
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoJovensAdultos.pdf758,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons