Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4494
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 26-Aug-2022
Title: Polinômios no ensino fundamental II: abordagens lúdicas no ensino e aprendizado
Creator: TRINDADE, Bruno Perdigão
First advisor: CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira
Citation: TRINDADE, Bruno Perdigão. Polinômios no ensino fundamental II: abordagens lúdicas no ensino e aprendizado. Orientador: Sebastião Martins Siqueira Cordeiro. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4494. Acesso em:.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso, enfatiza os polinômios no ensino fundamental II: Abordagens lúdicas no ensino e aprendizado. A pesquisa tem como intuito contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II direcionado para o sétimo e oitavo ano desenvolvido a partir de estratégias lúdicas (jogos e brincadeiras) como ferramenta significativa no ensino da Matemática. Procura-se fazer uma pesquisa bibliográfica, partindo do método descritivo com abordagem qualitativa, em etapas que envolverão leituras e coleta de dados bibliográficos em livros, revistas e artigos científicos, buscando novos olhares sobre o problema previamente definido, o que poderá analisar o objeto de estudo e suas particularidades relevantes à pesquisa. Conclui-se a pesquisa considerando que o ensino e aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II ocorre por meio de estratégias lúdicas, pois esse tipo de metodologia poderá estimular a criatividade e a imaginação dos alunos; em especial os que estão saindo da infância para a adolescência, como é o caso dos alunos do ensino fundamental II, pois a ludicidade colabora para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e na interação deles entre si e com o seu professor.
Abstract: This course conclusion work emphasizes the polynomials in elementary school II: Playful approaches in teaching and learning. The research aims to contribute to the development of the teaching-learning process of polynomials in elementary school II aimed at the seventh and eighth grades, developed from playful strategies (games and games) as a significant tool in the teaching of Mathematics. It seeks to carry out a bibliographic research, starting from the descriptive method with a qualitative approach, in steps that will involve readings and collection of bibliographic data in books, magazines and scientific articles, seeking new perspectives on the previously defined problem, which will be able to analyze the object of study and its particularities relevant to the research. The research concludes considering that the teaching and learning of polynomials in elementary school II occurs through playful strategies, as this type of methodology can stimulate students' creativity and imagination; especially those who are going from childhood to adolescence, as is the case of elementary school II students, as playfulness collaborates to stimulate students' creativity and imagination and in their interaction with each other and with their teacher.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Matemática
Estratégia
Ludicidade
Jogos
Brincadeiras
Polinômios
Math
Strategy
Playfulness
Games
Jokes
Polynomials
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PolinomiosEnsinoFundamental.pdf624,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons