Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4493
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 26-Aug-2022
Title: Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes
Creator: CASTRO, Adriane do Socorro Pires
First advisor: ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
Citation: CASTRO, Adriane do Socorro Pires. Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4493. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho consiste em propor uma atividade diferenciada ao tradicional ensino de matrizes baseada no uso de tecnologias digitais. Buscou-se promover, a partir da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados, uma melhoria no processo de ensino de matrizes para alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Acará/PA. Com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utilizou-se dois questionários direcionados aos alunos, um de diagnóstico e outro de avaliação, e um questionário direcionado ao professor acolhedor. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível promover o uso de tecnologias digitais em sala de aula aliado a problemas contextualizados para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa dos alunos.
Abstract: The present work consists of proposing a differentiated activity to the traditional teaching of matrices based on the use of digital technologies. It was sought to promote, from the use of GeoGebra software in solving contextualized problems, an improvement in the process of teaching matrices for students from two classes of the third year of high school in the public school system in the city of Acará/PA. With a quantitative-qualitative approach and of a descriptive nature, two questionnaires were used for the students, one for diagnosis and the other for evaluation, and a questionnaire directed to the welcoming teacher. The research results showed that it is possible to promote the use of digital technologies in the classroom combined with contextualized problems to assist in the understanding of mathematical concepts, providing a more meaningful learning for students.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Matrizes
Tecnologias digitais
GeoGebra
Ensino
Matrices
Digital technologies
Teaching
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoGeogebraResolucao.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons