Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4491
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 20-Jul-2022
Title: A importância do ensino de libras para crianças surdas nos anos iniciais da educação básica
Creator: MORAES, Hillary Suzan Medeiros de
First advisor: RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
Citation: MORAES, Hillary Suzan Medeiros de. A importância do ensino de libras para crianças surdas nos anos iniciais da educação básica. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4491. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo possui como importância a abordagem, a compreensão e a reflexão do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação básica, buscando responder à questão problemática de: por quais motivos a alfabetização em Libras não é integrada às aulas iniciais, mesmo sendo prescrita como segunda língua no Brasil além de entender como funciona o ensino de Libras nos primeiros anos na educação básica. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da educação inclusiva nos anos iniciais. O referencial teórico deste trabalho começa com uma breve perspectiva histórica a respeito da educação inclusiva para pessoas com surdez, posteriormente aborda sobre a educação para alunos surdos na educação básica, ou seja, nos anos iniciais da educação infantil, abordando essa comunicação entre alunos surdos e ouvintes dentro da sala de aula. Por fim, o referencial teórico deste trabalho aborda sobre as políticas educacionais para alunos com surdez no Brasil, nos anos iniciais da educação básica. Através desta pesquisa foi observado que é de enorme importância que as escolas possam incluir o ensino da LIBRAS nos anos iniciais, para que essa língua possa se perpetuar como comum, promovendo cada dia mais uma educação igualitária e inclusiva para os alunos com deficiência auditiva.
Abstract: This article is important to approach, understand and reflect on the teaching of LIBRAS (Brazilian Sign Language) in early childhood education, seeking to answer the problematic question of: why is literacy in Libras not integrated into initial classes, even being prescribed as a second language in Brazil in addition to understanding how the teaching of Libras works in the early years of basic education. The main objective of this work is to emphasize the importance of inclusive education in the early years. The theoretical framework of this work begins with a brief historical perspective on inclusive education for people with deafness, then it addresses education for deaf students in basic education, that is, in the early years of basic education, addressing this communication between deaf students and listeners within the classroom. Finally, the theoretical framework of this work addresses educational policies for students with deafness in Brazil, in the early years of basic education. Through this research it was observed that it is of enormous importance that schools can include the teaching of LIBRAS in the early years, so that this language can perpetuate itself as common, promoting more and more an egalitarian and inclusive education for students with hearing impairment.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação básica
Anos inicias
Libras
Educação inclusiva
Basic education
Early years
Pounds
Inclusive education
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaEnsinoLibras.pdf290,13 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons