Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4490
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 19-Jul-2022
Title: A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA
Creator: SILVA, Paula Inês Lobato
First advisor: LOBATO, Vívian da Silva
Citation: SILVA, Paula Inês Lobato. A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA. Orientador: Vívian da Silva Lobato. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4490. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.
Abstract: The present work aims to investigate how graduates of the Pedagogy course build their professional teaching identity, in the region of Baixo Tocantins. The study is part of the network of specific themes of teacher training, the constitution of the teacher's professional identity and basic education. The theoretical framework is based on studies by RAYMOND and TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. For data collection, questionnaires were sent via social networks, specifically Whatsapp and Google Forms to graduates of the Pedagogy course, from the Abaetetuba Campus, from the Federal University of Pará. In order to think about the practice of data collection in the field, aimed at investigating specifically the construction of the identity of teachers who work in the Baixo Tocantins Region.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Keywords: Identidade
Professor
Egressos
Experiências
Identity
Teacher
Graduates
Experiences
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IdentidadeProfissionalEgressos.pdf235,54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons