Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 20-Jul-2022 |
Title: | Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
Creator: | SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira |
First advisor: | BRÍCIO, Vilma Nonato de![]() |
Citation: | SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira. Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA. Orientadora: Vilma Nonato de Brício. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa em questão aborda conceitos no âmbito da educação especial e suas implicações e também objetiva uma breve analise com relação as políticas públicas referentes aos profissionais que atuam nesta área, e ressaltando algumas normativas que contribuíram para garantir o direito de alunos da educação especial na rede regular de ensino, tendo como objeto de estudo a experiência de uma Profissional de Apoio Escolar, refletindo sobre as principais barreiras e obstáculos que ela encontra para realizar o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para pessoas com deficiência. Este estudo é de cunho qualitativo, onde, foram utilizados artigos científicos das bases de dados Scielo e da Biblioteca digital de monografias como referências, foi realizada analise documental e entrevista estruturada com dez pergunta. |
Abstract: | The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular school network, having as object of study an experience of a school support professional, reflecting on the main barriers and obstacles that he encounters to carry out the quality teaching-learning process for people with disabilities. this study is of a qualitative nature where scientific articles from the sciELO databases and the Digital Library of Monographs were used as references, document analysis and a structured interview with ten questions were carried out. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Keywords: | Educação especial Ensino – Aprendizagem Profissionais de apoio Special education Teachin – Learning Support professionals |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EducacaoEspecialOlhar.pdf | 323,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License