Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4475
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 20-Jul-2022 |
Title: | As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA |
Creator: | SILVA, Izani da Silva e![]() |
First advisor: | ARAUJO, Olidete de![]() |
Citation: | SILVA, Izani da Silva e. As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Orientadora: Olidete de Araújo. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4475. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema as práticas pedagógicas realizadas pela professora de educação infantil do campo. Sendo realizado em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental I, localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Consiste em pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Tem-se por objetivo apresentar e discutir a realidade da escola do campo, evidenciando as práticas pedagógicas presentes, com base no tripé da educação infantil, conforme BNCC – brincar, cuidar e educar. Entendemos prática de ensino como uma ação pedagógica em seus aspectos concretos, baseada em teorias estudadas e analisadas, sustentada pelas realidades educacionais e observação da ação da criança em seu desenvolvimento. Sobre a estrutura da escola e relações estabelecidas, tem-se os seguintes resultados, a sala de aula possui cadeiras e mesas coloridas, adaptadas às crianças, além de diversos cartazes de cunho pedagógico. A professora trabalha com um livro de atividades montado por ela mesma, e dois cadernos específicos, para atividade de sala e de casa. Localizada na beira da estrada, o ruído de automóveis é constante, interrompendo a fala da professora. As crianças são sempre assistidas pela professora e pelo inspetor, no lanche e no brincar. Os pais mantêm boa relação com educadores e funcionários, e, em maioria, preocupam-se com a vida e o desempenho escolar das crianças. Conclui-se que, apesar das dificuldades observadas, no que se refere ao ensino-aprendizagem das crianças, elas estão dentro do que se espera para a faixa etária e nível educacional. |
Abstract: | The present work has as its theme the pedagogical practices carried out by the countryside primary school teacher. It is carried out in a municipal school of early childhood and elementary school, located in the rural area of the municipality of Abaetetuba/PA. It consists of field research, with a qualitative approach, with participant observation and semi-structured interviews for data collection. The objective is to present and discuss the reality of the rural school, highlighting the pedagogical practices present, based on the tripod of early childhood education, according to the BNCC which is: play, care for and educate. We understand teaching practice as a pedagogical action in its concrete aspects, based on theories studied and analyzed, supported by educational realities and observation of the child's action in their development. About the structure of the school and established relationships, there are the following results, the classroom has colorful chairs and tables, adapted to children, as well as several posters of a pedagogical nature. The teacher works with an activity book assembled by herself, and two specific notebooks, for classroom and home activity. Located on the side of the road, the noise of cars is constant, interrupting the teacher's speech. Children are always assisted by the teacher and the inspector, whether is for snacking or playing. Parents maintain a good relationship with educators and employees, and most of them care about the lives and school performance of children. It is concluded that, despite the challenges observed, with regard to the teachinglearning of children, they are within what is expected for the age group and educational level. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Educação do campo Educação infantil Práticas pedagógicas Rural education Early childhood education Pedagogical practices |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PraticasPedagogicasEducacao.pdf | 303,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License