Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4463
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 11-Jul-2022
Title: Formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil
Creator: ARNOUD, Amanda Bastos Cerqueira
First advisor: ALVES, João Paulo da Conceição
Citation: ARNOLD, Amanda Bastos Cerqueira. Formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil. Orientador: João Paulo da Conceição Alves. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4463. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a formação inicial e continuada e a (des)valorização da docência no Brasil, tem como objetivo analisar e refletir sobre a produção teórica lida, relacionando-a com a realidade dos dados coletados, sobre à formação de professores dos anos iniciais e a desvalorização desse profissional no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se pesquisa de cunho bibliográfico, além da realização de uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionários com docentes dos anos iniciais. O trabalho aborda o processo da formação docente, e a formação continuada desse profissional e ainda a perceptível desvalorização dos professores na sociedade brasileira. Com a pesquisa observa-se que os docentes ainda sentem falta de prática nos cursos superiores de pedagogia e que ainda algumas instituições não oferecem formação continuada para seus profissionais. E fica evidente ainda, a necessidade da valorização do profissional docente para a melhora do sistema educacional brasileiro.
Abstract: The present research has as its theme the initial and continuing education and the (de)valuation of teaching in Brazil, it aims to analyze and reflect on the theoretical production read, relating it to the reality of the data collected, on the training of teachers of the initial years and the devaluation of this professional in Brazil. For the development of the work, a bibliographic research was carried out, in addition to conducting a field research, through interviews and questionnaires with teachers from the early years. The work addresses the process of teacher education, and the continuing education of this professional and also the perceptible devaluation of teachers in Brazilian society. With the research it is observed that teachers still lack practice in higher education courses and that some institutions still do not offer continuing education for their professionals. And it is also evident the need to value the teaching professional for the improvement of the Brazilian educational system.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Formação inicial
Formação continuada
Desvalorização docente
Initial formation
Continuing training
Teacher devaluation
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoInicialContinuada.pdf260,69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons