Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4462
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 20-Jul-2022
Title: Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente
Creator: CARDOSO, Élida dos Santos
First advisor: BRÍCIO, Vilma Nonato de
Citation: CARDOSO, Élida dos Santos. Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente. Orientador: Vilma Nonato Brício. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4462. Acesso em:.
Resumo: Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.
Abstract: This article is about pedagogical coordination and pedagogical work during the pandemic. The object of study is the work of pedagogical coordination during the time of the pandemic. In this sense, the main objective of this article is to understand the challenges that the pedagogical coordinator faced with the changes that the new coronavirus pandemic brought to school, in addition to seeking to understand how this professional who studied to coordinate the work teaching at school in person, managed to coordinate it in a virtual way. The research was primarily bibliographic in order to delve into what it means to be a pedagogical coordinator and how the change in the performance of this professional took place and, soon after, a case study to understand how their work of teaching was developed. remotely and what challenges emerged or worsened during this period. For the collection of information, we carried out a narrative interview, when the interviewee narrates about himself/herself, things experienced by him/her. For the analysis of the information, authors such as Saviane (2013), Carvalho (2017) and others were used as theoretical references. As main results, we present the challenges, plans and organizations of the pedagogical work of a coordinator of the public education network in the municipality of Abaetetuba, in addition to her perspectives as pedagogical coordination.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Coordenador/a pedagógico/a
Escola
Pandemia
Trabalho pedagógico
Pedagogical coordinator
School
Pandemic
Pedagogical work
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CoordenacaoPedagogicaSer.pdf586,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons