Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4461
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 11-Jul-2022 |
Title: | Fatores sociais que interferem no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola em contexto periférico no município de Abaetetuba (PA) |
Creator: | PAZ, Francilene de Castro![]() |
First advisor: | ALVES, João Paulo da Conceição![]() |
Citation: | PAZ, Francilene de Castro. Fatores sociais que interferem no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola em contexto periférico no município de Abaetetuba (PA). Orientador: João Paulo da Conceição Alves. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4461. Acesso em:. |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é identificar quais fatores sociais interferem no ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola localizada no município de Abaetetuba Pará. É comum perceber que o desempenho educacional da maioria dos alunos da rede pública de ensino não é satisfatória, por este motivo surgiu o interesse em pesquisar as causas que podem estar interferindo de maneira negativa no ensino aprendizagem desses jovens. Com isso, vale verificar de que forma os professores organizam suas práticas pedagógicas que venha contribuir para a aprendizagem desses jovens; se faz necessário também compreender de que maneira os fatores sociais interferem na qualidade de ensino desses discentes. Quanto a metodologia desta pesquisa tratou-se de uma pesquisa de campo sob uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi a partir de questionários aplicados à alunos e professores, cujo nomes serão mantidos no anonimato. A escolha do questionário foi pela questão de possibilitar aos sujeitos da pesquisa tanto objetividade nas respostas, como um espaço para as reflexões a partir de suas respostas e assim obter informações mais detalhadas. Quanto aos resultados a pesquisa mostrou a realidade dos alunos de uma escola pública que trabalham e continuam os estudos, mas persistem na tentativa de conciliar a vida de trabalhador e estudante, porém a maior partes desses jovens apontam o fator econômico como o principal ponto de desequilíbrio, pois é a partir deste que outros três principais fatores sociais são identificados, a saber: a pobreza pois muitos vivem com renda bem baixa, a fome e a falta de moradia que acabam impactando negativamente no desempenho escolar desses alunos. Apesar disso, se evidenciou a prática pedagógica dos professores de forma expressiva, marcada por ações importantes para a aprendizagem crítica dos educandos, na tentativa de despertar interesse na busca e garantia de direitos sociais. |
Abstract: | The objective of this research is to identify which social factors interfere in the teaching and learning of high school students at a school located in the municipality of Abaetetuba Pará. It is common to notice that the educational performance of most students in the public school system is not satisfactory, for this reason, the interest in researching the causes that may be negatively interfering in the teaching and learning of these young people arose. With this, it is worth checking how teachers organize their pedagogical practices that will contribute to the learning of these young people; it is also necessary to understand how social factors interfere in the quality of teaching of these students. As for the methodology of this research, it was a field research under a qualitative approach. The research data collection instrument was from questionnaires applied to students and teachers, whose names will be kept anonymous. The choice of the questionnaire was due to the question of allowing the research subjects both objectivity in the answers, as a space for reflections based on their answers and thus obtaining more detailed information. As for the results, the research showed the reality of students from a public school who work and continue their studies, but persist in the attempt to reconcile the life of worker and student, but most of these young people point to the economic factor as the main point of imbalance. , since it is from this that three other main social factors are identified, namely: poverty, as many live with very low incomes, hunger and lack of housing, which end up negatively impacting the school performance of these students. Despite this, the pedagogical practice of teachers was evident in an expressive way, marked by important actions for the critical learning of students, in an attempt to arouse interest in the search and guarantee of social rights. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Fatores sociais Prática docente Qualidade de ensino Social factors Teaching practice Teaching quality |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FatoresSociaisInterferem.pdf | 950,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License