Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4458
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 11-Jul-2022 |
Title: | O programa residência pedagógica: relato de experiência na Escola EMEIF Mariuadir Santos, Abaetetuba-PA |
Creator: | COSTA, Mário José Silva da![]() |
First advisor: | GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia![]() |
Citation: | COSTA, Mário José Silva da. O programa residência pedagógica: relato de experiência na Escola EMEIF Mariuadir Santos, Abaetetuba-PA. Orientador: Jadson Fernando Garcia Gonçalves. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4458. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa emergiu de um questionamento no intuito de saber se o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, aqui focalizado no Campus de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará. Portanto, este estudo objetivou responder à seguinte questão: Como o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribuiu para a formação e atuação profissional de estudantesdo curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus de Abaetetuba-UFPA? A pesquisa possui caráter qualitativo. Adotou-se o Relato de Experiência das vivências do autor como ResidenteBolsista no Programa Residência Pedagógica no âmbito do Curso de Pedagogia. Observou-se neste estudo que ainda há carência de estímulo e preparação para atuação do futuro profissional da educação, licenciando do Curso de Pedagogia, no campo da docência. Oestudo corrobora com a vertente de formação de professores que defende a articulaçãodialógica entre teoria e prática educativa e a relação entre universidade e cotidiano da escola básica pública no processo formativo de futuros professores e conclui que o Programa Residência Pedagógica influencia e contribui de forma profícua para a formação acadêmica e profissional de pedagogos que atuarão nas escolas Educação Básica. |
Abstract: | The present research emerged from a questioning in order to know if the Pedagogical Residency Program (PRP) contributes to the formation of students of the Degree in Pedagogy,here focused on the Abaetetuba Campus, Federal University of Pará. Therefore, this study aimed to answer the following question: How did the Pedagogical Residency Program (PRP) contribute to the training and professional performance of students of the Degree in Pedagogy,Campus de Abaetetuba-UFPA? The research has a qualitative character. The Experience Report of the author's experiences as a Resident Scholar in the Pedagogical Residency Program within the Pedagogy Course was adopted. It was observed in this study that there is still a lack of stimulus and preparation for the performance of the future education professional, licensing the Pedagogy Course, in the field of teaching. The study corroborates the aspect of teacher training that defends the dialogic articulation between educational theory and practice and the relationship between university and the daily life of the public basic school in the training process of future teachers and concludes that the Pedagogical ResidencyProgram influences and contributes in a fruitful way for the academic and professionaltraining of pedagogues who will work in Basic Education schools. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Formação de professores Educação básica Programa residência pedagógica Teacher training Basic education Pedagogical residency program |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ ProgramaResidenciaPedagogica.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License