Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4449
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 8-Jul-2022
Title: Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática: um estudo de caso em dois municípios da Amazônia paraense
Creator: NEGRÃO, Adrielli Miranda Silva
MENDES, Roger Felipe Sahab
First advisor: GOMES, Silvana da Costa
Citation: NEGRÃO, Adrielli Miranda Silva; MENDES, Roger Felipe Sahab. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática: um estudo de caso em dois municípios da Amazônia paraense. Orientadora: Silvana da Costa Gomes. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4449. Acesso em:.
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática, em escolas do município de Santa Isabel do Pará e a APAE no município de Tomé-Açu/PA. A inclusão escolar é uma das dimensões da inclusão social que só pode ser alcançada por meio da promoção do acesso à educação de qualidade, bem como a outros direitos fundamentais. O delineamento metodológico apresentado neste artigo é resultado de um projeto de pesquisa qualitativa e exploratória com descrição de campo e registro das observações realizadas por meio de um diário de campo. No decorrer da pesquisa foi encontrado dificuldades para produção de informações, tais como: quantitativo de alunos com TEA em todas as instituições analisadas, e o nível de autismo desses alunos. Contudo, o tema é intrigante devido às incógnitas que cercam suas causas. Existem várias lacunas a serem exploradas em relação ao TEA, mas, as mais significativas são as lacunas na preparação dos educadores para atender esses alunos e promover seu desenvolvimento integral.
Abstract: The objective of this work is to understand how the process of inclusion of students with autism spectrum disorder in the teaching and learning of mathematics occurs in schools in the municipality of Santa Isabel do Pará and APAE in the municipality of Tomé-Açu/PA. School inclusion is one of the dimensions of social inclusion that can only be achieved by promoting access to quality education, as well as other fundamental rights. The methodological design presented in this article is the result of an exploratory research project with field description and recording of observations made through a field diary. In the course of the research, difficulties were encountered in the production of information, such as: number of students with ASD in all analyzed institutions, and the level of autism of these students. However, the topic is intriguing due to the unknowns surrounding its causes. There are several gaps to be explored in relation to ASD, but the most significant are the gaps in the preparation of educators to serve these students and promote their integral development.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Inclusão escolar
Ensino da matemática
TEA
School inclusion
Teaching mathematics
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InclusaoAlunosTranstorno.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons