Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4440
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 26-Aug-2022 |
Title: | Fake News sobre a Covid-19 nas aulas de Química: uma abordagem didática na Monitoria das Práticas de Ensino |
Creator: | CAPISTRANO, Francisco Frank Dourado![]() |
First advisor: | SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos![]() |
Citation: | CAPISTRANO, Francisco Frank Dourado. Fake News sobre a Covid-19 nas aulas de Química: uma abordagem didática na Monitoria das Práticas de Ensino. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4440. Acesso em:. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso está configurado conforme preconizou a Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispôs sobre normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Resumo Expandido submetido ao evento SEPEDUC como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção escrita está pautada na proliferação de fake news sobre a Covid-19. A presente construção acadêmica é um relato de experiências realizado na Monitoria de Práticas de Ensino com Licenciandos em Química da UFPA que intencionou apresentar produções e análises de fake news de cunho científico. O trabalho desenvolvido possui natureza qualitativa, pautada em um viés investigativo acerca de fake news científicas. Como resultados alcançados, destaca-se a percepção crítica dos licenciandos quanto a elementos presentes em notícias fakes. Sobressaem-se nos achados também a relevância da temática para os licenciandos no tocante a aplicabilidade do conhecimento químico-científico e da reafirmação de seu papel como professor de química frente às narrativas fakes. Por fim, defende-se a realização de investigações envolvendo fake news científicas nas aulas de química visando o estabelecimento de um ensino mais crítico, aplicável e problematizador. |
Abstract: | This Course Completion Work is configured as recommended by Normative Instruction No. 01/2022 of the Dean of Graduation of the Federal University of Pará, which provided for the regulation of TCC activities, made more flexible due to the consequences arising from the COVID-19 pandemic. Thus, the Expanded Abstract submitted to the SEPEDUC event will be used as a requirement for analysis by the review board of this text. Such written production is based on the proliferation of fake news about Covid-19. The present academic construction is an experience report carried out in the Monitoring of Teaching Practices with Graduating Students in Chemistry at UFPA, which intended to present productions and analyzes of fake news of a scientific nature. The work developed has a qualitative nature, based on an investigative bias about scientific fake news. As results achieved, we highlight the critical perception of undergraduates regarding elements present in fake news. The findings also highlight the relevance of the theme for undergraduates regarding the applicability of chemical-scientific knowledge and the reaffirmation of their role as a chemistry teacher in the face of fake narratives. Finally, it is defended to carry out investigations involving scientific fake news in chemistry classes aiming at the establishment of a more critical, applicable and problematizing teaching. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Keywords: | Relato de experiências Fake News Ensino de Química Experience report Chemistry teaching |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de Química - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_FakeNewsSobre.pdf | 288,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License