Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/444
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal
metadata.dc.creator: BEZERRA, Francisca Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges da
Issue Date: 2017
Citation: BEZERRA, Francisca Ferreira. A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos de Fanny Abramovich (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000), pode-se analisar de que maneira a contação de histórias pode ser utilizada como um método para desenvolver, mesmo que de forma inicial, o gosto pela leitura nas crianças e também aguçar a criatividade e a imaginação, sendo estas algumas das mais importantes funções da literatura. Para tanto, foram estudados aspectos históricos da literatura infantil, as leis que amparam a literatura infantil e a ludicidade dentro do ambiente escolar. Este estudo também está fundamentado no que diz respeito à alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Portanto, espera-se com este trabalho que haja um melhor entendimento de como a contação de histórias pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal e como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que, ao serem contadas, transportam os ouvintes para o mundo da imaginação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Literatura infantojuvenil
Aprendizagem
Arte de contar histórias
Ensino
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaContacaoHistorias.pdf584,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons