Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4433
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 11-Jul-2022 |
Title: | Estudos de determinante e sistema linear: uma metodologia de ensino contextualizado |
Creator: | LIMA, Denise Silva de |
First advisor: | COSTA, José Francisco da Silva![]() |
Citation: | LIMA, Denise Silva de. Estudos de determinante e sistema linear: uma metodologia de ensino contextualizado. Orientador: José Francisco da Silva Costa. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4433. Acesso em:. |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso, tem como abordagem os estudos determinante e sistema linear com ênfase numa metodologia de ensino contextualizado. Tratando-se de contextualização, procura-se desenvolver do ponto de vista teórico o formalismo matemático com as (propriedades) desenvolvidos analiticamente. Para aplicar o estudo teórico, considerase uma metodologia em que seja possível mostrar aplicabilidade em (situações) problemas que evidenciam a prática em que o aluno poderá averiguar e compreender como equacionar e resolver questões de determinantes e sistemas lineares. Nesse caso, direciona-se a pesquisa para uma metodologia em que estejam presentes a teoria e a prática de modo que seja possível constatar que a aprendizagem apenas se completa quando o aluno consegue entender os temas no ambiente escolar e, seja capaz de associar em situações do seu cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que a metodologia desenvolvida com base na contextualização poderá facilitar desde que seja aplicado no contexto da sala de aula e associar com o cotidiano para que o ensino e aprendizagem sejam muito maias promissores, tendo em vista que aproxima o aluno de uma maneira dinâmica, curiosos e motivadora devido a associação entre a teoria e prática. |
Abstract: | This course conclusion work has as its approach the determinant studies and linear system with emphasis on a contextualized teaching methodology. In the case of contextualization, we seek to develop, from a theoretical point of view, the mathematical formalism with the (properties) developed analytically. To apply the theoretical study, it is considered a methodology in which it is possible to show applicability in (situations) problems that evidence the practice in which the student will be able to investigate and understand how to equate and solve questions of determinants and linear systems. In this case, the research is directed towards a methodology in which theory and practice are present so that it is possible to verify that learning is only completed when the student is able to understand the themes in the school environment and is able to associate in situations of your everyday life. The research concludes considering that the methodology developed based on contextualization can facilitate as long as it is applied in the context of the classroom and associated with everyday life so that teaching and learning are very promising, given that it brings the student closer to a dynamic, curious and motivating way due to the association between theory and practice. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Keywords: | Determinante Sistema linear Metodologia Contextualização e Problemas Determinant linear system methodology Contextualization and Problems |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Matemática - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EstudoDeterminanteSistema.pdf | 490,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License