Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4426
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 5-Jul-2022 |
Title: | Conflitos históricos na matemática |
Creator: | BRAGA, Andrei Jose Magno![]() COSTA, Anne Gleisse Pimentel Carneiro ![]() |
First advisor: | LIMA, Romulo Correa![]() |
Citation: | BRAGA, Andrei Jose Magno; COSTA, Anne Gleisse Pimentel Carneiro. Conflitos históricos na Matemática. Orientador: Romulo Correa Lima. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4426. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a importância da ideia de conectar a História da Matemática com os objetos de conhecimento de matemática ministrados em sala de aula, a partir dos conflitos de grandes matemáticos como Cardano versus Tartaglia no desdobramento da solução das equações polinomiais do terceiro grau e Newton versus Leibniz no desenvolvimento do cálculo diferencial integral. Deste modo, analisar os conflitos matemáticos que envolveram esses cientistas, permite que o professor trabalhe, além do ensino da matemática propriamente dita, com conceitos de ética e construção de valores, além de tornar as aulas mais contextualizadas, agradáveis, criativas e integradas às outras disciplinas |
Abstract: | The present work aims to provide a reflection on the importance of the idea of connecting the History of Mathematics with objects of mathematics knowledge taught in the classroom, from the conflicts of great mathematicians such as Cardano versus Tartaglia in the unfolding solution of the polynomial equations of the third degree and Newton versus Leibniz, in the development of integral differential calculus. Therefore, analyzing the mathematical conflicts that involved these scientists allows the teacher to work beyond the teaching of mathematics itself, as concepts of ethics and value building, in addition to making the classes more contextualized, pleasant, creative, and integrated into other disciplines. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Keywords: | História da matemática Conflitos matemáticos Equações cúbicas Cálculo diferencial e Integral History of dathematics Mathematical conflicts Cubic equations Differential and Integral calculus |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Matemática - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ConflitosHistoricosMatematica.pdf | 519,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License