Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4403
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 31-Aug-2022
Title: Reflexões sobre a importância da inserção de aulas experimentais em Química no município de Curuçá-PA
Creator: LIMA, Valéria Leal
First advisor: MARTINS, Lucas de Sousa
Citation: LIMA, Valéria Leal. Reflexões sobre a importância da inserção de aulas experimentais em Química no município de Curuçá-PA. Orientador: Lucas de Sousa Martins. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4403. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa que tem como anseio metamorfosear a atual conjuntura educacional do ensino de química do Ensino Médio, na qual, ressoa a proposição de que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza, trata-se de natureza aplicada e com uma abordagem qualitativa realizada em duas Escolas Estaduais do Município de Curuçá-PA com o intuito de demonstrar a importância e eficiência do trabalho com as aulas experimentais em química e abraçando tal questão como uma das alternativas mais plausíveis encontrada como proposta educativa. Diante disso, ratificou-se maior interação dos alunos na aula, questionando as experiencias e especulando resultados.
Abstract: This research aims to metamorphose the current educational context of high school chemistry teaching, in which the proposition that the student knows numerous formulas, memorize reactions and properties, but without relating them to the natural form that occur in nature, it is about applied nature and with a qualitative approach carried out in two State Schools in the Municipality of Curuçá-PA in order to demonstrate the importance and efficiency of working with experimental classes in chemistry and embracing this issue as one of the most plausible findings found as an educational proposal. In view of this, greater interaction of students in class was confirmed, questioning experiences and speculating on results.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Keywords: Aulas experimentais
Ensino-aprendizagem
Aulas de Química
Experimental classes
Teaching-learning
Chemistry classes
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ReflexoesSobreImportancia.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons