Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4393
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 18-Aug-2022 |
Title: | Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos |
Creator: | LIMA, Adriel Macedo![]() |
First advisor: | SILVA, Fábio Colins da![]() |
First co-advisor : | CORUMBÁ, Lorena Gomes![]() |
Citation: | LIMA, Adriel Macedo. Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4393. Acesso em:. |
Resumo: | O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. |
Abstract: | Teaching Science with a focus on Environmental Education makes it possible to resize the roles of students and teachers in the classroom, as both begin to assume co-responsibilities in the teaching-learning process, involving a dialogic relationship in which both learn. For this, textbooks, the main resource used in classes, need to propose activities focused on socio-environmental themes. In this sense, this work aims to analyze the approach given to Environmental Education in the activities proposed in Science textbooks for the final years of elementary school. The research developed is qualitative and bibliographical, as it analyzed a collection of textbooks used by Science teachers in the final years of elementary school in the Curuçá-PA school system. The selected activities were analyzed using the Content Analysis method and pointed out that the investigated works propose activities that bring up current socio-environmental themes and focus on the methodological trend of Science, Technology, Society and Environment. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Keywords: | Ensino Ciências Educação ambiental Teaching Science Environmental education |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de Química - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EducacaoAmbientalEnsino.pdf | 604,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License