Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4372
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 2-Aug-2022
Title: Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
Creator: COSTA, Ingrid Larêdo Leão da
First advisor: BASTOS, Carlos Augusto de Castro
Citation: COSTA, Ingrid Larêdo Leão da. Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4372. Acesso em:.
Resumo: Essa pesquisa direcionou-se a analisar a forma como a disciplina de Estudos Amazônicos é introduzida por professores, em turmas do ensino fundamental, de escolas públicas do município de Ananindeua. Questionários realizados com os professores lotados na disciplina, são as principais fontes dessa pesquisa, utilizados para identificar qual o perfil do docente, a sua formação profissional e a experiência e relação com a disciplina. Além disso, a partir dos questionários, é possível pontuar a carga horária destinada à disciplina de Estudos Amazônicos, os materiais didáticos utilizados e quais as temáticas selecionadas pelos docentes. O objetivo da pesquisa é perceber como as variáveis, de formação, instrução e área em que atua, influenciam na prática docente e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que a disciplina de Estudos Amazônicos é essencial para o aluno entender a importância da região na qual está inserido.
Abstract: This research aimed to analyze the way in which teachers, in elementary school classes, introduce the discipline of Amazonian Studies from public schools in the municipality of Ananindeua. Questionnaires carried out with professors assigned to the discipline are the main sources of this research, used to identify the professor’s profile, professional training and experience and relationship with the discipline. In addition, from the questionnaires, it is possible to score the workload allocated to the Amazonian Studies subject, the teaching materials used and the themes selected by the professors. The objective of the research is to understand how the variables, of formation, instruction and area in which it works, influence the teaching practice and the teaching-learning process of the students, since the discipline of Amazonian Studies is essential for the student to understand the importance of the region to which it is inserted.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Keywords: História das disciplinas
Estudos Amazônicos
Ensino de História
Material didático
History of the disciplines
Amazonian studies
History teaching
Courseware
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoAcademicaPratica.pdf804,57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons