Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4371
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 26-Aug-2022
Title: Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica
Creator: PIMENTA, Patrícia Yasmin Lima
First advisor: SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
Citation: PIMENTA, Patrícia Yasmin Lima. Relato de Experiência Sobre o Programa Residência Pedagógica. Coordenadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4371. Acesso em:.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso está com a configuração estrutural pautada na Instrução Normativa nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Isto posto, o presente relatório apresentará uma síntese das ações realizadas em 18 meses de atuação na primeira edição do Programa Residência Pedagógica, apresentando as metodologias utilizadas nesse período, com ênfase nas atuações com maior destaque formativo para a bolsista. Os projetos didáticos e práticas de ensino explanadas no relatório são as metodologias que utilizaram as ferramentas tecnológicas para auxiliar as aulas de Química na Escola Estadual de Ensino Médio Pitágoras, localizada no município de Ananindeua, vivenciadas no ano de 2018 a 2020. Destacar-se-á intervenções didáticas usando as plataformas Classroom e Google Forms, para dar continuidade nas aulas em formato remoto; o YouTube, para os discentes terem acesso as videoaulas elaboradas pelos residentes; o Instagram, usado para trabalhar os conteúdos em forma de resumos, questões e; vídeos avulsos sobre alguns assuntos de Química. O resultado obtido desses projetos foi a grande participação dos alunos durante aplicação e o desenvolvimento das metodologias, bem como a importância dessa atuação na formação docente da bolsista autora deste relatório.
Abstract: This Course Conclusion Work has the structural configuration based on the Normative Instruction nº 01/2022 of the Dean of Undergraduate Studies of the Federal University of Pará, which establishes rules about the activities of the TCC, made more flexible due to the consequences of the COVID-19 pandemic. Having said this, the present report will present a synthesis of the actions carried out in 18 months of work in the first edition of the Pedagogical Residency Program, presenting the methodologies used in this period, with emphasis on the actions with the greatest formative emphasis for the scholarship holder. The didactic projects and teaching practices explained in the report are the methodologies that used technological tools to assist the chemistry classes at Pitágoras State High School, located in the city of Ananindeua, from 2018 to 2020. We will highlight didactic interventions using the Classroom and Google Forms platforms, to provide continuity in the classes in a remote format; YouTube, for students to have access to video lessons prepared by the residents; Instagram, used to work on the contents in the form of summaries, questions and; separate videos on some chemistry subjects. The result obtained from these projects was the great participation of students during the application and development of the methodologies, as well as the importance of this activity in the teaching training of the scholarship holder author of this report.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Keywords: Aplicativo ClassRoom
Dificuldades enfrentadas
Experimentos online
ClassRoom application
Difficulties faced
Online experiments
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Relatorio_PatriciaYasminLimaPimenta.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons