Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/437
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente
metadata.dc.creator: LOPES, Jéssica Aguiar
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 31-Oct-2017
Citation: LOPES, Jéssica Aguiar. O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/437. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser humano, que é a infância, é necessário toma-lo como base para pensar processos educativos escolares, seja na perspectiva de enfatizar a inclusão ou outros aspectos presentes na dinâmica da escolarização de crianças. O lúdico, portanto, tem sua importância e garante benefícios ao desenvolvimento da criança, e um deles é favorecer nas interações sociais deste indivíduo. Se com crianças sem deficiência o lúdico apresenta tais vantagens, o mesmo então pode ser trabalhado com crianças com deficiência intelectual por professores da educação especial. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que maneira as atividades lúdicas contribuem no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração a perspectiva de docentes que trabalham em salas de Apoio Pedagógico e que realizam atividades voltadas para esses alunos. Para tanto, percorri os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a duas professoras atuantes da Educação Especial, de duas escolas, uma municipal e a outra de cunho filantrópico do Município de Castanhal. Evidenciou-se por meio das experiências de estágio realizados nas escolas pesquisadas a necessidade de analisar a importância do lúdico na vida do ser infante em processo de desenvolvimento de suas relações sociais, quando utilizados com crianças com deficiência intelectual.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Jogos educativos
Brincadeiras
Crianças deficientes
Incapacidade intelectual
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicoProcessoInteracao.pdf697,52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons