Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 30-Jun-2022 |
Title: | O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares |
Creator: | NASCIMENTO, Sarah Lopes |
First advisor: | SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de![]() |
Citation: | NASCIMENTO, Sarah Lopes. O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363. Acesso em: . |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco crianças na idade de cinco a seis anos no ambiente residencial. O procedimento consistiu em solicitar às crianças que desenhassem livremente e contassem sobre o seu desenho. Nos resultados foi observado que a criança desenha de memória, expressam o que vivenciam em sua realidade cultural: percepções, sentidos e sentimentos e usam a fala como suporte do desenho. Conclui-se que o desenho livre é uma dimensão importante para o desenvolvimento simbólico da criança, devendo fazer parte do planejamento curricular na educação infantil. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | criança da educação Infantil desenho livre forma de expressão desenvolvimento simbólico |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DesenhoLivreCrianca.pdf | 298,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License