Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 30-Jun-2022
Title: O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares
Creator: NASCIMENTO, Sarah Lopes
First advisor: SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
Citation: NASCIMENTO, Sarah Lopes. O desenho livre da criança da educação infantil: possibilidades curriculares. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4363. Acesso em: .
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o desenho livre de crianças da educação infantil como uma dimensão importante da expressão e do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões memória e sentido. Tem como aporte teórico a perspectiva histórico cultural. Participaram do levantamento cinco crianças na idade de cinco a seis anos no ambiente residencial. O procedimento consistiu em solicitar às crianças que desenhassem livremente e contassem sobre o seu desenho. Nos resultados foi observado que a criança desenha de memória, expressam o que vivenciam em sua realidade cultural: percepções, sentidos e sentimentos e usam a fala como suporte do desenho. Conclui-se que o desenho livre é uma dimensão importante para o desenvolvimento simbólico da criança, devendo fazer parte do planejamento curricular na educação infantil.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: criança da educação Infantil
desenho livre
forma de expressão
desenvolvimento simbólico
Type of access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesenhoLivreCrianca.pdf298,69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons