Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 30-Jun-2022 |
Title: | A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica |
Creator: | PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos |
First advisor: | SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de![]() |
Citation: | PEREIRA, Fernanda Marcela Vasconcelos. A relação família-escola e a inclusão escolar da criança autista: visão da coordenação pedagógica. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa.. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4362. Acesso em: . |
Resumo: | A relação família - é uma dimensão importante na inclusão escolar da criança autista e a coordenação pedagógica assume um papel ímpar no estabelecimento dessa convivência. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel da coordenação pedagógica na relação família - escola na inclusão escolar de crianças autistas. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete coordenadoras pedagógicas de diferentes escolas do município de Barcarena – PA. Os resultados foram analisados considerando as categorias temáticas: sentido sobre o autismo, a prática pedagógica na inclusão da criança com TEA e no estabelecimento da relação família - escola. Os dados apresentados sugerem que a maioria das coordenadoras pedagógicas conhecem sobre o autismo, porém duas delas tem uma visão desatualizada sobre o TEA. Na prática pedagógica, buscam a inclusão de alunos com TEA por meio de orientações ou de acompanhamento das práxis dos professores, uma delas ressaltou que além das ações, faz o planejamento a partir da observação do aluno com TEA. Todas as participantes indicam a importância da família na inclusão escolar. Informaram que de forma geral as famílias participam, exceto uma família que é ausente. Na aproximação com a família a prática da coordenação se direciona para planejamento de ações de acolhimento as famílias, palestras, oficinas e reuniões. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista - TEA inclusão escolar relação família-escola coordenação pedagógica |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RelacaoFamiliaEscola.pdf | 436,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License