Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4361
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 12-Jul-2022
Title: O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor
Creator: OLIVEIRA, Lorena Araújo
First advisor: SOUZA, Ana Paula Vieira e
Citation: OLIVEIRA, Lorena Araújo. O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor. Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4361. Acesso em: .
Resumo: A pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso é resultante do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Curso de Pedagogia a respeito da formação de professora e professor como processo teórico-prático. No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará o estágio é uma atividade curricular, organizada no núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos no eixo formação de professores e organização da prática pedagógica. É uma formação inicial de profissionais para atuação na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, gestão educacional, coordenação pedagógica, em ambiente não escolar. O problema norteador do estudo é saber de que forma as atividades didáticopedagógicas do Estágio Supervisionado articula a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação? Objetivo principal é analisar as atividades didático-pedagógicas do Estágio Supervisionado articulas a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A atividade curricular foi desenvolvida na Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Município de Capanema, em uma turma do 5º ano/9. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo interacional, realizada por etapas, conforme previa o Plano de Ensino do Estágio Supervisionado, uso da técnica da observação participante, entrevista, elaboração e execução de práticas pedagógicas na regência da sala de aula. Participaram a técnica pedagógica e supervisora da Escola concedente. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado é uma atividade de pesquisa, momento de atividades colaborativas, tempo de formação profissional da pedagoga e pedagogo. Momento de aprendizados e trocas de experiências e prática educativas no contexto escolar. Concluo que é preciso que a Secretaria Municipal de Educação de Capanema e a Escola considerem rever a escolha da editora e o uso do Livro Didático no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Do mesmo modo que na formação inicial de professora e professor se dialogue a respeito dos conteúdos indicados na visão sulista de editoras utilizadas nas Secretarias Educacionais da Região Amazônica. Os Livros Didáticos da Escola pesquisada não contemplam a Lei 10.639/2003 3 a 11.645/2008, que trata da cultura afro-brasileiras e indígenas. Em síntese, o contexto da pandemia da COVID-19 mostra as limitações do trabalho pedagógico e da ausência de planejamento para a retomada as aulas presenciais.
Abstract: The research of the Course Completion Work is the result of the Supervised Internship in Elementary School Initial Years of the Pedagogy Course regarding teacher and teacher training as a theoretical-practical process. In the Pedagogy course of the Faculty of Education, University Campus of Bragança of the Federal University of Pará, the internship is a curricular activity, organized in the nucleus of deepening and diversification of studies in the axis of teacher training and organization of pedagogical practice. It is an initial training of professionals to work in the teaching of Early Childhood Education, Elementary School Early Years, Youth and Adult Education, educational management, pedagogical coordination, in a non-school environment. The guiding problem of the study is to know how the didactic-pedagogical activities of the Supervised Internship articulate academic training with professional practice in the initial training of teacher and professor of the Pedagogy Course of the Faculty of Education? The main objective is to analyze the didactic-pedagogical activities of the Supervised Internship, linking academic training with professional practice in the initial training of teacher and professor of the Pedagogy Course of the Faculty of Education. The curricular activity was developed at Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Municipality of Capanema, in a class of the 5th year/9. The research has a qualitative approach of the interactional type, carried out in stages, as provided for in the Supervised Internship Teaching Plan, using the technique of participant observation, interview, elaboration and execution of pedagogical practices in the regency of the classroom. The pedagogical technician and supervisor of the granting school participated. The results indicate that the Supervised Internship is a research activity, a moment of collaborative activities, time for professional training of the pedagogue and pedagogue. Moment of learning and exchange of experiences and educational practice in the school context. I conclude that it is necessary for the Municipal Education Department of Capanema and the School to consider reviewing the choice of publisher and the use of the Textbook in the teaching and learning process in the school context. In the same way that in the initial training of teachers and professors, there is a dialogue about the contents indicated in the southern view of publishers used in the Educational Departments of the Amazon Region. The Didactic Books of the researched School do not contemplate Law 10.639/2003 3 to 11.645/2008, which deals with Afro-Brazilian and indigenous culture. In summary, the context of the COVID-19 pandemic shows the limitations of the pedagogical work and the absence of planning for the resumption of face-to-face classes.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Estágio supervisionado
Ensino fundamental anos iniciais
Formação de professores
Curso de Pedagogia
Prática educativa
Supervised internship
Elementary school early years
Training of Teacheres
Pedagogy Course
Educational practice
Type of access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstagioSupervisionadoCurso.pdf903,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons