Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/436
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação de jovens, adultos e idosos no programa GETI: histórias de retorno e sucesso escolar de mulheres
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Leticia Alana Dax do
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 2017
Citation: NASCIMENTO, Leticia Alana Dax do. Educação de jovens, adultos e idosos no programa GETI: histórias de retorno e sucesso escolar de mulheres. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/436. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos no Grupo de Educação na Terceira Idade, e tem por objetivo analisar o processo de retorno dos sujeitos, neste caso cinco mulheres, do Programa GETI que não tiveram acesso à educação formal e na idade adulta/idosa voltaram à vida escolar. Buscou-se entender o processo de retomada dos estudos, bem como, de que forma superaram a negação de direitos, em especial à educação. Também, foram analisadas as situações que os sujeitos enfrentaram antes e durante o retorno ao processo educativo visando destacar aspectos referentes a uma educação de caráter emancipatório dos sujeitos, no exercício da cidadania. O arcabouço teórico que norteou a pesquisa foram autores como FREIRE (1999), Paiva (1987), Moura (2004) e Haddad e Di Pierro (2000). A abordagem qualitativa direcionou a investigação, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi estruturadas. O lócus da pesquisa foi o Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) da UFPA, Campus Castanhal, da Faculdade de Pedagogia, os sujeitos foram cinco mulheres adultas/idosas educandas do GETI. Os resultados apontam que todas as mulheres pesquisadas retornaram a vida escolar, na idade adulta/idosa superando a negação de direito à educação e o fracasso escolar. Bem como, os dados revelam que as mulheres pesquisadas se reconhecem como sujeitos de direito e os dados evidenciam que o Programa GETI, no seu trabalho pedagógico as estimulava em uma perspectiva emancipadora e humanizadora de educação capaz de favorecer com que essas mulheres ultrapassassem suas carências e cultivassem expectativas, sonhos e possibilidades.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação de adultos
Idosos
Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoJovensAdultos.pdf779,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons