Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4359
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 28-Jun-2022 |
Title: | Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas |
Creator: | SANTOS, Jheovanda de Almeida![]() |
First advisor: | CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues![]() |
Citation: | SANTOS, Jheovanda de Almeida. Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4359. Acesso em: . |
Resumo: | Considerando que a alfabetização tem um papel de suma importância na vida social de qualquer ser humano, este estudo tem por objetivo mapear as abordagens teóricas de alfabetização de maior circulação no contexto acadêmico e educacional brasileiros a partir da década de 1980 e analisar as aproximações e distanciamentos existentes entre elas. Desta forma, a metodologia adotada na pesquisa fundamentou-se em uma análise bibliográfica e exploratória, baseada em autores referenciais para a discussão do tema. Assim, o estudo está fundamentado em Soares (2018,2002); Frade (2007); Mortatti (2006); Ferreiro e Teberosky (1985); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Rojo (2009); Carvalho (2010). A partir da análise dos dados bibliográficos identificamos semelhanças e diferenças entre as concepções de alfabetização discutidas, assim como na compreensão de aprendizagem da leitura e escrita inerente a cada uma delas. |
Abstract: | Considering that literacy plays an extremely important role in the social life of any human being, this study aims to map the theoretical approaches to literacy that have been most widely circulated in the Brazilian academic and educational context since the 1980s and to analyze the approximations and distances existing between them. Thus, the methodology adopted in the research was based on a bibliographic and exploratory analysis, based on reference authors for the discussion of the theme. Thus, the study is based on Soares (2018, 2002); Friar (2007); Mortatti (2006); Ferreiro and Teberosky (1986); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Red (2009); Carvalho (2010). From the analysis of bibliographic data, we identified similarities and differences between the concepts of literacy discussed, as well as the understanding of learning to read and write inherent to each of them. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | alfabetização leitura escrita letramento aprendizagem literacy reading writing learning |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AlfabetizacaoContemporaniedadeEstudo.pdf | 346,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License