Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4357
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 17-Jun-2022
Title: A HQ como ferramenta de multiletramentos na escola: reflexões sobre a implementação de uma sequência didática no estágio de iniciação à docência no Pibid
Creator: FARIAS, Samara de Brito
First advisor: CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
Citation: FARIAS, Samara de Brito. A HQ como ferramenta de multiletramentos na escola: reflexões sobre a implementação de uma sequência didática no estágio de iniciação à docência no Pibid. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4357. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho enfoca uma experiência didática de ensino do gênero textual história em quadrinho (HQ) desenvolvida durante o estágio de iniciação à docência realizado no âmbito do subprojeto “Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental”. O referido subprojeto integrou o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na versão relativa ao Edital CAPES nº 7/2018, em vigência no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, e foi desenvolvido por meio da parceria colaborativa entre o curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Capanema e a escola municipal Profa. Maria Natividade. A problemática central da pesquisa se traduz na seguinte indagação: como trabalhar o ensino de HQ na escola com vistas a viabilizar os multiletramentos dos estudantes? Neste viés, o objetivo geral é discutir os resultados da aplicação de uma sequência didática para o ensino do gênero história em quadrinhos como atividade de multiletramentos na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se utilizou de procedimentos metodológicos adequados à pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio da observação participante realizada na turma do estágio de iniciação à docência nos diferentes momentos de implementação da sequência didática. Os registros foram anotados sistematicamente em um diário de campo e complementados com fotografias capturadas em um aparelho celular, com o intuito de ilustrar os diferentes momentos da experiência focalizada. A pesquisa pretende contribuir com o processo de multiletramentos das crianças e estimular os docentes do ensino fundamental a desenvolverem a conectividade dos estudantes com o mundo digital, buscando nos aparatos tecnológicos maneiras de impulsionar a aprendizagem dos estudantes. Do ponto de vista acadêmico, há o compromisso de dar visibilidade às experimentações didáticas proporcionadas no contexto do Pibid, assim como estimular o trabalho com os gêneros textuais durante o processo de alfabetização e multiletramentos dos estudantes, além de sugerir atividades para serem desenvolvidas nos laboratórios de informática. Ademais, este trabalho também pode ser um interessante material de consulta para os estudantes do ensino fundamental e médio interessados em conhecer mais sobre as HQ e as ferramentas do software educativo Hagáquê.
Abstract: This work focuses on a didactic experience of teaching the textual genre comic book (HQ) developed during the internship of initiation to teaching carried out under the subproject “Interdisciplinary Practices of Literacy and Literacy in Elementary School”. This subproject was part of the Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) in the version related to CAPES Notice No. of Pedagogy offered by UFPA in Capanema and the municipal school Profa. Mary Nativity. The central problem of the research translates into the following question: how to work the teaching of comics at school with a view to making students' multiliteracies viable? In this vein, the general objective is to discuss the results of the application of a didactic sequence for the teaching of the comic book genre as a multiliteracies activity at school; while the specific objectives aim to characterize the comic book genre, describe the teaching experience based on the methodological proposal of a didactic sequence for textual genres and reflect on the use of comics in the teaching of verbal and non-verbal language from the tools offered by the educational software Hagáquê. As for the methodology, it is a research with a qualitative approach that used methodological procedures suitable for field research. Data were collected through participant observation carried out in the locus class of the initiation to teaching internship at different times of implementation of the didactic sequence. The records were systematically recorded in a field diary and complemented with photographs captured on a cell phone, in order to illustrate the different moments of the focused experience. The research aims to contribute to the process of children's multiliteracies and encourage elementary school teachers to develop student connectivity with the digital world, seeking in technological devices ways to boost student learning. From an academic point of view, there is a commitment to give visibility to the didactic experiments provided in the context of Pibid, as well as to encourage work with textual genres during the literacy and multi-literacy process of students, in addition to suggesting activities to be developed in the laboratories of Computing. In addition, this work can also be an interesting reference material for elementary and high school students interested in knowing more about the comics and the tools of the Hagáquê educational software.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: HQ
sequência didática
multiletramentos
following teaching
multiliteracies
Type of access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HQFerramentaMultiletra.pdf3,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons