Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4350
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 28-Jul-2022 |
Title: | Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros |
Creator: | LOBÃO, Maysa Melo![]() |
First advisor: | FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa![]() |
Citation: | LOBÃO, Maysa Melo. Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros. Orientadora: Rosigleyse Corrêa de Sousa Felix. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4350. Acesso em: . |
Resumo: | O presente trabalho é constituído pela compilação de trabalhos acadêmicos publicados em Anais de eventos, desenvolvidos durante a atuação como bolsista nos programas institucionais de iniciação à docência: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, o capítulo I apresenta o trabalho: “Game of DNA: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de genética básica, no 3ºano do ensino médio”, elaborado durante a disciplina de Genética no curso de Licenciatura em Biologia e, modificado durante a atuação no PIBID, no período de 2018-2020. O capítulo II, apresenta o trabalho: “Ensino remoto emergencial: a realidade da prática por trás do mundo virtual”, desenvolvido durante a atuação no PRP (2020-2022), em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, no período do ensino remoto emergencial, causado pelo vírus da COVID-19. A oportunidade de ter contato com a prática e discuti-la durante a formação do licenciando é fundamental para o perfil profissional que está sendo construído, e neste tocante, os programas PIBID e PRP desenvolvem esse exercício com êxito. Com base nos trabalhos desenvolvidos dentro dos programas, observa-se a troca mútua de conhecimento entre os residentes e os professores preceptores sendo de forma significativa para ambos, e enfatiza-se a necessidade que as políticas públicas precisam investir cada vez mais no aperfeiçoamento da formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura. |
Abstract: | The present Course Conclusion Work is formed by the combination of works developed during institutional programs. Its structure consists of two chapters and a conclusion. Chapter I presents: “GAME OF DNA: A BOARD GAME PROPOSAL FOR BASIC GENETICS TEACHING, IN THE THIRD YEAR OF HIGH SCHOOL”, was prepared during the course of Genetics in the Licentiate in Biology course and modified during the performance at PIBID. Chapter II presents “EMERGENCY REMOTE TEACHING: THE REALITY OF PRACTICE BEHIND THE VIRTUAL WORLD”, was developed during the internship at PRP, in a third year high school class, during the emergency remote teaching period, caused by the COVID-19 virus. The opportunity to have contact with the practice and discuss it during the training of the licentiate is fundamental for the professional profile that is being created. The PIBID and PRP programs successfully carry out this exercise. Based on the work developed within the programs, the mutual exchange of knowledge between residents and preceptor teachers is observed to be significantly for both, and the need for public policies to increasingly invest in the improvement of training is emphasized. practice in undergraduate courses. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Keywords: | Estratégias Educação PIBID Residência Biologia Strategies Education Residence Biology |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ExperienciasPedagogicasProfessora.pdf | 885,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License