Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4345
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 15-Jul-2022
Title: Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio
Creator: NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do
First advisor: BASTOS, Sandra Nazaré Dias
Citation: NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do. Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio. Orientador: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4345. Acesso em: .
Resumo: Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Ensino de Biologia
Formação de Professores
Programa Residência Pedagógica
Sexualidade
Type of access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProblematizandoCorpoGenero.pdf788,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons