Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 25-Feb-2022 |
Title: | Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Creator: | AMORIM, Samia Laiane dos Reis |
First advisor: | LEDOUX, Maria Lídia Paula![]() |
Citation: | AMORIM, Samia Laiane dos Reis. Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa, realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching Teachers, Training of |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FormacaoProfessoresLimites.pdf | 479,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License