Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 25-Feb-2022
Title: Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Creator: AMORIM, Samia Laiane dos Reis
First advisor: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Citation: AMORIM, Samia Laiane dos Reis. Formação de professores: limites e desafios da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4336. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação do Professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa, realizada em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará. Participaram deste estudo, 157 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais (1o ao 5o) do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio um formulário contendo objetos e suas dimensões a serem respondidas pelas professoras. Este recorte do projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os limites e os desafios enfrentados pelos professores Pedagogos para ensinar conceitos matemáticos básicos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da Formação Inicial. Para fundamentar as dimensões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fundamentar as discussões relacionadas a Formação Inicial de Professores, apontados pelas professoras em relação as oito dimensões relacionadas a formação. Os resultados apontam que muito dessas professoras não conseguem se identificar com a matéria pois sua formação inicial é mínima, o que não garante de fato o entrosamento com a matéria e a falta de contato aprofundado para esse professor buscar com exatidão o domínio desses meios.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoProfessoresLimites.pdf479,91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons