Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4326
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 6-Jul-2022 |
Title: | A escola como lugar de memória: os aspectos das denominações de três escolas do município de Augusto Corrêa/PA |
Creator: | ALVES, Gleidson Luis Farias![]() |
First advisor: | MARTINS, Carolina Christiane de Souza |
Citation: | ALVES, Gleidson Luis Farias Alves. A escola como lugar de memória: os aspectos das denominações de três escolas do município de Augusto Corrêa/PA. Orientadora: Carolina Christiane de Souza Martins. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Licenciatura Plena em História) – Faculdade de História. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4326. Acesso em: . |
Resumo: | A proposta deste artigo é compreender, usando o método da história oral, o processo que envolve as nominações de instituições públicas. Para o caso específico aqui apresentado, procuro analisar as nominações de três escolas públicas localizadas no município de Augusto Correa/PA, buscando compreender quem são as pessoas que emprestam seus nomes às instituições de ensino e considerando estes espaços enquanto lugares de memória. Nesse sentido, apresento um breve histórico da fundação das escolas e um pequeno recorte biográfico dos indivíduos que dão seus nomes a elas. As pessoas entrevistadas nessa pesquisa estão diretamente ligadas aos aspectos que levaram a escolha dos nomes dos indivíduos para nomear as escolas, seja por relações de parentesco, política ou ainda apenas como forma de homenagem. |
Abstract: | The purpose of this article is to understand, using the method of oral history, the process that involves the appointment of public institutions. For the specific case presented here, I try to analyze the appointments of three public schools located in the municipality of Augusto Correa/PA, seeking to understand who are the people who lend their names to educational institutions and considering these spaces as places of memory. In this sense, I present a brief history of the foundation of the schools and a small biographical clipping of the individuals who give their names to them. The people interviewed in this research are directly linked to the aspects that led to the choice of the names of individuals to name the schools, whether due to kinship relations, politics or even just as a form of tribute. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Keywords: | História Oral Lugares de memória Nominação das escolas Augusto Corrêa-PA Oral History Memory places Nomination of schools |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de História - FAHIST/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EscolaLugarMemoria.pdf | 431,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License