Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4323
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 29-Jun-2022 |
Title: | O estágio supervisionado no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB em tempos de pandemia |
Creator: | MARTINS, Daniel de Sousa |
First advisor: | BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros![]() |
Citation: | MARTINS, Daniel de Sousa. O estágio supervisionado no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB em tempos de pandemia. Orientadora: Maria Augusta Raposo de Barros Brito. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4323. Acesso em: . |
Resumo: | O estágio é parte imprescindível do currículo de qualquer curso de graduação, considerado pelos alunos como “a parte prática do curso”, interligando os conhecimentos teóricos contextualizados em sala com a prática profissional em que o estagiário atuará futuramente. Contudo, após o início da crise de saúde pública que abalou o planeta (Pandemia da COVID-19), a realização dos estágios teve que ser repensada metodologicamente para se adaptar à nova realidade. No caso dos cursos de licenciatura a dificuldade foi bem maior, já que o estágio proporcionava um encontro direto com o ambiente escolar, em que o estagiário participava presencialmente das atividades; assumindo a gestão da classe e vivenciando a prática docente e suas várias formas didáticas. Dessa forma, este trabalho busca evidenciar a vivência da disciplina de Estágio Supervisionado IV realizada no período letivo 2021.3 da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB nas turmas da 1ª e 2ª etapas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo apresentar as dificuldades e metodologias utilizadas no processo de ensino e a influência da pandemia durante a realização do estágio supervisionado IV, bem como expor a percepção tanto do estagiário quanto do professor, além de mostrar a importância de uma escola que utiliza o ensino via rádio para levar educação para centenas de alunos que não têm ou não tiveram a oportunidade de estudar durante a juventude. Bom, com isso espera-se obter informações de como a pandemia pode ter influenciado na forma educacional de uma escola que utiliza o sistema de rádio como forma de ensino, bem como expor a importância e apresentar as contribuições que o estágio realizado em uma escola radiofônica pode proporcionar para a formação do estudante. |
Abstract: | The internship is an essential part of the curriculum of any undergraduate course, considered by students as “the practical part of the course”, linking theoretical knowledge contextualized in the classroom with the professional practice in which the intern will work in the future. However, after the beginning of the public health crisis that shook the planet (COVID-19 Pandemic), the realization of internships had to be methodologically rethought to adapt to the new reality. In the case of undergraduate courses, the difficulty was much greater, since the internship provided a direct encounter with the school environment, in which the intern participated in person in the activities; assuming the management of the class and experiencing the teaching practice and its various didactic forms. In this way, this work seeks to highlight the experience of the discipline of Supervised Internship IV held in the academic period 2021.3 of the Federal University of Pará on the Bragança Campus at the State School of Elementary and Middle Education Radiophonic Education System of Bragança-SERB in the 1st and 2nd classes stages in the Youth and Adult Education modality of High School during the COVID-19 pandemic. It aims to present the difficulties and methodologies used in the teaching process and the influence of the pandemic during the supervised internship IV, as well as to expose the perception of both the intern and the teacher, in addition to showing the importance of a school that uses teaching via radio to bring education to hundreds of students who do not have or did not have the opportunity to study during their youth. Well, with this it is expected to obtain information on how the pandemic may have influenced the educational form of a school that uses the radio system as a form of teaching, as well as to expose the importance and present the contributions that the internship carried out in a radio school can provide for student training. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Keywords: | Educação Radiofônica Estágio Supervisionado Matemática Experiências Radiophonic Education Supervised internship Math Experiences |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EstagioSupervisionadoSistema.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License