Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4319
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 17-Feb-2022
Title: O saber matemático informal e o conhecimento matemático formal: um diálogo necessário entre a sala de aula e as práticas informais da comunidade pesqueira de Curuperé-Curuçá-PA
Creator: NATIVIDADE, Mayara Monteiro
First advisor: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Citation: NATIVIDADE, Mayara Monteiro. O saber matemático informal e o conhecimento matemático formal: um diálogo necessário entre a sala de aula e as práticas informais da comunidade pesqueira de Curuperé-Curuçá-PA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4319. Acesso em:.
Resumo: O ensino da matemática está pautado, tradicionalmente, em aspectos que não estão em total conformidade com as demandas educacionais vigentes, uma vez que os métodos utilizados ainda são de pouca dinâmica e contextos que não abarcam os diferentes saberes que acontecem no meio social. Por sua vez, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, vem propor uma aproximação entre saberes escolares e não escolares como forma de consolidar na Educação Básica uma aprendizagem mais significativa. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os conhecimentos matemáticos informais utilizados pela comunidade pesqueira podem dialogar com os conhecimentos formais ensinados nas salas de aula, na perspectiva de contribuir para que o ensino e a aprendizagem do componente curricular matemática seja mais significativa. Para tanto, a pesquisa tem como foco os saberes culturais e tradicionais de pescadores da comunidade do Curuperé, município de Curuçá, como maneira de associar os conhecimentos matemáticos formais aos informais, possibilitando contextos diferentes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem em sala de aula. Constatou-se, a partir das discussões entre os autores e dos objetos de pesquisa focalizados, que é possível utilizar metodologias que visem um ensino da matemática mais dinâmico e inovador a partir da valorização e do diálogo entre os diferentes saberes matemáticos presentes no meio social. Assim sendo, esta pesquisa proporcionou importantes discussões e abordagens no que concerne a um ensino mais democrático da matemática, cujas práticas precisam ter o aluno e suas vivências como protagonistas. O estudo evidenciou saberes, a tradição e a cultura de pescadores de uma comunidade pouco conhecida no Estado do Pará, o que denota uma importância além da acadêmica, uma vez que tem caráter de resgate e inclusão.
Abstract: The teaching of mathematics is traditionally based on aspects that are not in full compliance with current educational demands, since the methods used are still of little dynamic and contexts that do not encompass the different types of knowledge that occur in the social environment. In turn, the National Curricular Common Base- BNCC proposes an approximation between school and non-school knowledge as a way of consolidating a more significant learning in Basic Education. This research aims to analyze how the informal mathematical knowledge used by the fishing community can dialogue with the formal knowledge taught in classrooms, with a view to contributing to making the teaching and learning of the mathematics curriculum component more meaningful. Therefore, the research focuses on the cultural and traditional knowledge of fishermen from the community of Curuperé, municipality of Curuçá, as a way of associating formal and informal mathematical knowledge, enabling different contexts with regard to teaching and learning in the classroom. Based on the discussions between the authors and the objects of research focused on, it was found that it is possible to use methodologies that aim at a more dynamic and innovative teaching of mathematics based on the valorization and dialogue between the different mathematical knowledge present in the social environment. Therefore, this research provided important discussions and approaches regarding a more democratic teaching of mathematics, whose practices need to have the student and their experiences as protagonists. The study evidenced knowledge, tradition and culture of fishermen from a little-known community in the State of Pará, which denotes an importance beyond the academic, since it has a rescue and inclusion character.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Etnomatemática
Matemática - Estudo e ensino
Cultura
Pescadores
Aprendizagem
Ethnomathematics
Mathematics - Study and teaching
Culture
Fishermen
Learning
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SaberMatematicoInformal.pdf2,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons