Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4318
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 25-Feb-2022 |
Title: | Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações |
Creator: | CORRÊA, Ana Paula Pinto |
First advisor: | THIJM, Gerlândia de Castro Silva![]() |
Citation: | CORRÊA, Ana Paula Pinto. Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4318. Acesso em:. |
Resumo: | O trabalho aborda as contribuições que as Metodologias Ativas podem agregar ao ensino-aprendizagem da Matemática. Para isso, tem como objetivo descrever os efeitos do uso da sala de aula invertida com auxílio do procedimento peer instruction no ensino da Matemática. Especificamente o estudo discute a iniciação ao ensino da Matemática; pondera sobre como o modelo considerado tradicional de ensino pode utilizar Metodologias Ativas e discorre acerca das metodologias ativas: Sala de Aula Invertida (SAI) e Peer Instruction. A pesquisa faz uma revisão bibliográfica, usando o método descritivo, com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica propôs-se uma sequência didática utilizando a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida para uso na disciplina de Matemática. Verificou-se que a dinâmica que envolve essas Metodologias Ativas é bastante promissora para a disciplina de Matemática, haja vista a possibilidade de o estudante dispor de outros meios para construir conhecimento, passando a ser capaz de interagir de maneira significativa com seus colegas de turma e professores, e assim atuar como protagonista em sua aprendizagem. |
Abstract: | The work addresses the contributions that Active Methodologies can add to the teaching and learning of Mathematics. For this, it aims to describe the effects of using the flipped classroom with the help of the peer instruction procedure in the teaching of Mathematics. Specifically, the study discusses the initiation to the teaching of Mathematics; considers how the model considered traditional of teaching can use Active Methodologies; and discusses the active methodologies: Inverted Classroom (SAI) and Peer Instruction. The research makes a literature review, using the descriptive method, with a qualitative approach. Based on the theoretical review, a didactic sequence was proposed using the Active Methodology of the Inverted Classroom for use in Mathematics. It was found that the dynamics involving these Active Methodologies is very promising for the discipline of Mathematics, given the possibility of the student having other means to build knowledge, becoming able to interact in a meaningful way with his classmates and teachers, and thus act as a protagonist in their learning. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino Sala de Aula Invertida Instrução por pares Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Flipped classroom Peer instruction Learning |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SalaAulaInvertida.pdf | 603 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License