Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4316
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Issue Date: 25-Jul-2022
Title: Reflexão sobre as dificuldades encontradas nas práticas docentes em aulas de Ciências durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020 em escolas do meio rural
Creator: BORGES, Ivanilde Silvia Araujo
First advisor: SILVA, Marcio Rogério da
Citation: BORGES, Ivanilde Silvia Araujo. Reflexão sobre as dificuldades encontradas nas práticas docentes em aulas de Ciências durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020 em escolas do meio rural. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4316. Acesso em:
Resumo: A pandemia do covid-19 provocou várias mudanças dentro da sociedade, afetando diretamente a educação em todos os seus setores e todas as modalidades diferentes, foi necessário fazer várias adaptações por conta da pandemia, uma dessas foi o ensino remoto que surgiu como uma possibilidade de aproximar discentes e docentes no momento de isolamento social. O presente trabalho se propõe a analisar como o ensino remoto aconteceu nas escolas do ambiente rural e como foi o processo de adaptação dos docentes as tecnologias necessárias, para isso foram feitas entrevistas com profissionais da educação do campo e foi usado o método qualitativo para analisar os dados. Foram feitas entrevistas com dois professores e com isso percebemos que a educação nos tempos da pandemia da covid 19 sofreu grandes impactos com o distanciamento dos professores e alunos. O trabalho se dispõe a mostrar como os docentes da educação lidaram com as dificuldades encontradas por conta do distanciamento causado pela pandemia.
Abstract: The covid-19 pandemic caused several changes within society, directly affecting education in all its sectors and all different modalities, it was necessary to make several adaptations because of the pandemic, one of these was remote teaching that emerged as a possibility of bring students and teachers together at the time of social isolation. The present work proposes to analyze how remote teaching happened in schools in the rural environment and how the process of adapting teachers to the necessary technologies was, for that, interviews were carried out with professionals in the field of education and the qualitative method was used to analyze the Dice. Interviews were carried out with two teachers and with that we realized that education in the times of the covid 19 pandemic suffered great impacts with the distance of teachers and students. The work is willing to show how education teachers dealt with the difficulties encountered due to the distance caused by the pandemic.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Pandemia
Ensino remoto
Práticas pedagógicas
Pandemic
Remote teaching
Pedagogical practice
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReflexaoSobreDificuldades.pdf309,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons