Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4311
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo |
Issue Date: | 6-May-2022 |
Title: | Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
Creator: | ARAÚJO, Deborah da Silva![]() |
First advisor: | BRAGA, Daniel Palma Perez![]() |
Citation: | ARAÚJO, Deborah da Silva. Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo. Orientador: Daniel Palma Perez Braga. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4311. Acesso em: |
Resumo: | A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade. |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Keywords: | Agroecologia CFR Educação Método |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AgroecologiaPropostaMetodologica.pdf | 783,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License