Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4300
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização |
Issue Date: | 27-Jun-2022 |
Title: | Experiência vivenciada com aulas remotas de física na comunidade Tiradentes - Uruará/PA |
Creator: | ALMEIDA, Luciene da Silva![]() |
First advisor: | SANTOS, Cícero Manoel dos![]() |
Citation: | ALMEIDA, Luciene da Silva. Experiência vivenciada com aulas remotas de física na comunidade Tiradentes - Uruará/PA. Orientador: Cícero Manoel dos Santos. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4300. Acesso em: |
Resumo: | A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens sendo útil para descrever o movimento de sistemas compostos por partes independentes que podemos identificar no nosso dia a dia tais como: corridas (de carro, pega-pega e de sacos), jogo de futebol e outras brincadeiras. O ensino para ser bem sucedido é necessário utilizar métodos e técnicas mais ajustados aos alunos. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é identificar formas para facilitar o ensino aprendizagem da cinemática aos alunos da primeira série do ensino médio no campo. Serão propostas a elaboração de experimentos de física utilizando materiais de baixo custo. Uma vez que, os materiais pedagógicos, serão confeccionados pelos alunos. Durante a pesquisa os conteúdos de Física foram ministrados através de experimentos com materiais de baixo custo assim tornaram as aulas mais interessantes e participativas, uma vez que essa pesquisa aconteceu no período de pandemias, aulas remotas e grandes dificuldades para o ensino e aprendizagem, contudo os alunos conseguiram realizar as atividades em grupo utilizando ferramentais digitais. Para sua maior eficiência busca-se o desenvolvimento integral do educando. A maior missão do educador é preparar com mecanismos as novas gerações para o mundo em que irão viver, por isso é de suma importância desenvolver metodologias ativas com a criatividade do educando,para que a construção do conhecimento ocorra como resultado de estratégias pedagógicas que resultem na interação com o outro, permitindo o despertar do aluno para o novo conhecimento. Esta pesquisa é relevante para o ensino de física, no contexto do conteúdo de cinemática, por fazer parte dos conteúdos iniciais da disciplina de física. |
Abstract: | Kinematics is the part of mechanics that studies movements without worrying about their origins, being useful to describe the movement of systems composed of independent parts that we can identify in our daily lives, such as: racing (car, tag and bags), soccer game and other games. The teaching to be successful is necessary to use methods and techniques more adjusted to the students. In this sense, the main objective of this work is to identify ways to facilitate the teaching and learning of kinematics to students of the first year of high school in the field, the elaboration of physics experiments using low-cost materials will be proposed. Since the teaching materials will be made by the students. During the research, the Physics contents were taught through experiments with low-cost materials, thus making the classes more interesting and participatory, since this research took place in the period of pandemics, remote classes and great difficulties for teaching and learning, however the students were able to carry out group activities using digital tools. For greater efficiency, the integral development of the student is sought. The greatest mission of the educator is to prepare the new generations with mechanisms for the world in which they will live, so it is of paramount importance to develop active methodologies with the creativity of the student, so that the construction of knowledge occurs as a result of pedagogical strategies that result in the interaction with the other, allowing the awakening of the student to the new knowledge. This research is relevant for teaching physics, in the context of kinematics content, as it is part of the initial contents of the physics discipline. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Cinemática Ensino Movimentos e materiais pedagógicos Kinematics Teaching Movements and pedagogical materials |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ExperienciaVivenciadaAulas.pdf | 807,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License