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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: História, mulher e política: uma análise sobre mulheres de Concórdia do Pará e seus lugares de fala e poder nos processos eleitorais
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Dilane Cavalcante de
metadata.dc.contributor.advisor1: LINHARES, Anna Maria Alves
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
Issue Date: 17-Jun-2022
Citation: OLIVEIRA, Dilane Cavalcante de. História, mulher e política: uma análise sobre mulheres de Concórdia do Pará e seus lugares de fala e poder nos processos eleitorais. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4292. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do artigo é analisar, através de depoimentos de mulheres políticas, quais mecanismos estruturais e culturais permeiam os espaços políticos e quais foram às dificuldades de inserção e sua permanência nos espaços legislativos ocupados na câmara municipal de Concórdia do Pará. O estudo dessa pesquisa apresenta os avanços da ocupação feminina nos espaços legislativos, seus desafios e experiências ligadas às construções sociais que incentivaram o desejo pela disputa dos cargos eletivos, desde a emancipação territorial do município em 1988. Para isso, dialogo com autoras como Michelle Perrot (2019), Margareth Rago (1995), Joan W. Scott (1995) e Simone Beauvoir (1967), para dobrar esta pesquisa enquanto uma pesquisa em gênero e política, Luis F. Miguel (2014), Flávia Biroli (2014) e Dphane Patai (2010), para articular a história aos processos de vida e fazer político e, da mesma maneira, a história oral como fonte de resultados em conjuntos sociais e culturais, que dialogam com autores e estudos da área e fontes históricas, como Marieta de M. Ferreira (2018), Carla B. Pinsky (2018), Hebe Mattos (2016), Brenda Oliveira (2017). Como resultado, observo que há muitas dificuldades e desafios que ocasionam um baixo índice de mulheres aos cargos eletivos ocupados, assim como uma construção social machista, misógina e patriarcal que dificulta a equidade nas ocupações dos cargos políticos. Além disso, verifico que por meio da educação política no ensino é possível realizar uma transformação do conhecimento histórico para uma desconstrução da imagem de inferiorização refletida nas mulheres e suas competências para as disputas eleitorais e a ocupação aos cargos legislativos.
Abstract: The objective of this article is to analyze, through the testimonies of political women, which structural and cultural mechanisms permeate political spaces and what were the difficulties of insertion and their permanence in the legislative spaces occupied in the municipal council of Concórdia do Pará. The study of this research presents the advances of female occupation in legislative spaces, its challenges and experiences linked to the social constructions that encouraged the desire for the dispute of elective positions since the territorial emancipation of the municipality in 1988. For this, dialogue with made with authors such as Michelle Perrot (2019), Margareth Rago (1995), Joan W. Scott (1995) and Simone Beauvoir (1967), to double the impact of this research as a research on gender and politics entered Luis F. Miguel (2014), Flávia Biroli (2014) and Dphane Patai (2010) to articulate history to life processes and political making and in the same way, oral history as a source of results in social and cultural groups, which dialogued with authors and studies from the area as well as historical sources, such as Marieta by M. Ferreira (2018), Carla B. Pinsky (2018), Hebe Mattos (2016), Brenda Oliveira (2017). As a result, I observe that there are many difficulties and challenges that result in a low rate of women to the elected positions held, as well as a sexist, misogynist and patriarchal social construction that makes it difficult to achieve equity in the occupations of political positions. In addition, I verify that through political education in teaching it is possible to carry out a transformation of historical knowledge for a deconstruction of the image of inferiority reflected in women and their competences for electoral disputes and the occupation of legislative positions.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Mulheres
Gênero
Política
Concórdia do Pará (PA)
Women
Gender
Politics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

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