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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
metadata.dc.creator: CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega
metadata.dc.contributor.advisor1: LINHARES, Anna Maria Alves
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega. “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.
Abstract: The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the teachers in the changing of this fierce scenery. This study also analyzes the results of ten thematic workshop, related to the gender study, that I made in six institutions of public teaching in Belém and metropolitan area. Therefore, I introduce the way the workshops, as pedagogical widgets used by teachers, have the potential to supply the absence of women’s history in the basic teaching study programs and show them as historical agents, promote debates in the classroom around of problematics gender oppressions and mainly operate directly in the women’s violence fighting and in the building of one society made over in gender equality.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Keywords: Ensino de História
Gênero
Violência
Oficina pedagógica
History teaching
Gender
Violence
Pedagogical workshop
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

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