Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/429
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
metadata.dc.creator: SILVA, Ronara Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Ellen Aguiar da
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, Ronara Monteiro da. A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/429. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na educação infantil, produzidas pelos professores em uma unidade de ensino pública municipal intitulada E.M.E. I São Marcos, situada no município de São Francisco do Pará, a fim de discutir a formação do professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia deste trabalho se assenta em uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram três professores que atuam na educação infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Demartini (2009); Pereira e Jobim e Souza (1998); Marcelino (2012); Filho (2005); Kramer (1991, 2010); Machado (2003, 2008); García(1999); Freire (1994,1996, 1999, 2011); Veiga e Viana (1994, 2010); Tardif (2002); Candau (1997); Nóvoa (1992), Barbosa (2001, 2006), Kishimoto (2002), Ostetto (2000), entre outros. Os resultados permitiram visualizar as implicações e dificuldades que constituem a prática diária do(a) professor(a) no espaço escolar e suas reais condições concretas de trabalho, embora haja tentativas de planejar e organizar um ação pedagógica significativa não basta apenas a intencionalidade para produção de conhecimento e interação social na relação professor(a)-criança, ainda é necessário saberes específicos acerca do trabalho desenvolvido, mudanças qualitativas na promoção de qualidade de ensino via as rede de ensino de modo articulado com o investimento massivo na formação permanente do professor(a) para contribuir de modo reflexivo nas práticas sociais, desfazendo da prática repetitiva e burocratizada valorizando as produções das crianças.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Prática de ensino
São Francisco do Pará
Educação infantil
Professores
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaPedagogicaEducacao.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons