Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4286
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
metadata.dc.creator: LIMA, Rita de Cássia Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: BASTOS, Sandra Nazaré Dias
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
Issue Date: 24-Jun-2022
Citation: LIMA, Rita de Cássia Pinheiro. Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4286. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Keywords: Formação de Professores
Biologia
Memórias da escola
Ensino de Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ComoEraMinhaEscola.pdf490,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons