Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4284
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica
metadata.dc.creator: LIMA, Thaís Viana das Chagas
metadata.dc.contributor.advisor1: BASTOS, Sandra Nazaré Dias
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
Issue Date: 28-Jun-2022
Citation: LIMA, Thaís Viana das Chagas. Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4284. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A ciência ainda é percebida pelos sujeitos como algo distante, aparentemente sem qualquer influência direta sobre sua realidade vivencial. Nesse sentido, faz-se necessário que o ensino de ciências seja abordado de forma inovadora, relacionando o ensino de ciências com o cotidiano. Muitos conteúdos trabalhados no Ensino de Biologia são difíceis de relacionar de forma clara e objetiva com o dia a dia dos alunos. Dentre eles podemos destacar os sistemas reprodutores, que é trabalhado de forma muito compartimentalizada e, muitas vezes, deixando de lado as questões sociais que evolvem esse tema. Nessa perspectiva, é necessário destacar que é compromisso da escola abordar o corpo humano de forma associada com a realidade e com os anseios e necessidades dos estudantes. Dessa forma, o presente artigo relata uma experiência educacional com uma turma do 9° ano do ensino fundamental, abordando conteúdos socais, os tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual. Assim, destacamos a reação dos alunos frente as discussões sobre a diversidade corporal feminina e os padrões corporais impostos pela sociedade. Discutimos o entendimento dos alunos acerca dos tabus sobre a menstruação e a pobreza menstrual, fazendo uso do conhecimento prévio dos alunos como material para as discussões. Propusemos uma atividade de escrita criativa e analisamos o desempenho dos alunos diante do cenário de aulas remotas e a necessidade de atividades que estimulem a criatividade e escrita dos alunos. Destacamos a importância de atividades lúdicas na construção do conhecimento dos alunos. Além disso, propõe-se uma sequência didática para trabalhar esse conteúdo de forma aprofundada.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Keywords: Ensino de ciências
Sistema genital feminino
Sequência didática
Formação de Professores
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MenstruacaoPobrezaMenstrual.pdf621,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons