Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/428
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de ensino nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola municipal de Castanhal – PA
metadata.dc.creator: BARBOSA, Ana Paula Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira
Issue Date: 2017
Citation: BARBOSA, Ana Paula Lima. Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de ensino nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola municipal de Castanhal – PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/428. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, é evidente o avanço da tecnologia no mundo e sua predominação em ambientes formais de ensino, fazendo-se necessário que a escola seja um espaço de transformação para formar cidadãos nesse contexto atual da sociedade. O trabalho a seguir teve por objetivo geral analisar a realidade de uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal no Estado do Pará-Brasil, tendo como foco à presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas séries inicias e sua utilização como ferramenta de ensino pelos professores. De forma a alcançar este objetivo foram formulados os seguintes objetivos específicos: Analisar a compreensão dos professores sobre as TDICs; verificar a utilização das TDICs pelos professores no processo educacional; conhecer o uso das TDICs na atuação dos professores; verificar a concepção dos professores sobre o uso das TDICs para a aprendizagem dos alunos; identificar as dificuldades encontradas pelos professores no uso das TDICs. No componente teórico abordou-se sobre as conceituações e definições das TI, TICs e TDICs, além das suas abordagens no contexto educacional. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2017, através de uma entrevista estruturada com cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental, com idade média de 44,2 anos, sendo quatro com formação inicial em Pedagogia e uma em Magistério. Diante da seguinte questão “As TDICs são utilizadas pelos professores como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?” concluiu-se que, as participantes compreendem as TDICs, como recurso que oportuniza um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem, porém evidenciam a insuficiência na quantidade e qualidade desses recursos disponíveis na escola, desta maneira pouco as exploram como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Professores de ensino primário - Castanhal
Tecnologia da informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TecnologiasDigitaisInformacao.pdf552,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons