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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Uma prática didático-pedagógica de educação financeira no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: DOMINGOS, Nayara da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Fabio Colins da
Issue Date: 14-Feb-2020
Citation: DOMINGOS, Nayara da Silva. Uma prática didático-pedagógica de educação financeira no 6º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4276. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa aborda a Educação Financeira como um tema relevante que precisa ser mais discutido na perspectiva acadêmica, pois a formação financeira das pessoas pode contribuir para o planejamento do orçamento familiar e para o desenvolvimento da economia do país. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma prática didático-pedagógica de Educação Financeira desenvolvida no contexto das aulas de matemática. A pesquisa parte do pressuposto de que a pessoa que passa por um processo de Educação Financeira pode tomar decisões orçamentárias de maneira planejada e consciente. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Ela foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Castanhal-PA, em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, local onde a pesquisadora realizou a disciplina de Estágio Supervisionado. A proposta didático-pedagógica foi desenvolvida durante quatro semanas e estruturada em torno de tarefas de Alfabetização Matemática. O processo investigativo deu-se durante as aulas de Matemática, mas sob a supervisão do professor de Matemática da turma. Os registros das atividades realizadas em sala de aula serviram como material empírico para as análises e discussões. A pesquisa apontou que os alunos têm consciência sobre a importância de realizarmos o planejamento do orçamento familiar e saber lidar com nosso dinheiro.
Abstract: This research addresses Financial Education as a relevant topic that needs to be further discussed from an academic perspective, as people's financial education can contribute to the planning of the family budget and the development of the country's economy. In this sense, this work has as main objective to present a didactic- pedagogical practice of Financial Education developed in the context of mathematics classes. The research assumes that the person who goes through a Financial Education process can make budgetary decisions in a planned and conscious manner. The research has a qualitative and exploratory approach. It was developed in a public school in Castanhal-PA, in a class of 6th grade of elementary school, where the researcher carried out the subject of Supervised Internship. The didactic-pedagogical proposal was developed for four weeks and structured around Mathematical Literacy tasks. The investigative process took place during mathematics classes, but under the supervision of the mathematics teacher of the class. The records of the activities carried out in the classroom served as empirical material for the analyzes and discussions. The research showed that students are aware of the importance of planning the family budget and knowing how to deal with our money.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Educação financeira
Ensino fundamental
Financial literacy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

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