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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental
metadata.dc.creator: FERREIRA, André Luiz Noronha
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
Issue Date: 13-Feb-2020
Citation: FERREIRA, André Luiz Noronha. Práticas lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4274. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca analisar como as práticas lúdicas podem contribuir com o ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Mais especificamente busca identificar as práticas pedagógicas dos professores de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, compreender as concepções dos professores sobre o ensino para esses estudantes, bem como discutir teoricamente as implicações do uso dessa ferramenta didática. O estudo possui uma abordagem qualitativa, em que foram desenvolvidas uma pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas, uma pública e outra privada, em que foram aplicados questionários para quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental. Os resultados e análises apontam que muitos profissionais da Matemática, em sua maioria, por não terem formação específica para ensinar alunos autistas, possuem inúmeras dificuldades para lecionar seus diversos conteúdos e que precisam trabalhar por meio de diferentes estratégias. Neste contexto, as práticas lúdicas são atividades significativas que proporcionam a estes alunos uma maior participação no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This research seeks to analyze how playful practices can contribute to the teaching of Mathematics to students with Autism Spectrum Disorder in Elementary School. More specifically, it seeks to identify the pedagogical practices of Mathematics teachers for students with Autism Spectrum Disorder, to understand the teachers' conceptions about teaching for these students, as well as to theoretically discuss the implications of using this didactic tool. The study has a qualitative approach, in which a field and bibliographic research was developed. The field research was carried out in two schools, one public and the other private, in which questionnaires were applied to four Mathematics teachers from Elementary School. The results and analyzes show that many mathematics professionals, mostly, because they do not have specific training to teach autistic students, have numerous difficulties to teach their different contents and that they need to work through different strategies. In this context, playful practices are significant activities that provide these students with a greater participation in the teaching and learning process.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Práticas lúdicas
Prática de ensino
Autismo
Playful practices
Student teaching
Autism
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

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