Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 18-Feb-2020
Citation: MIRANDA, Aldevio Antônio da Silva. A matemática escolar e o processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4273. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntário no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo o processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa explicativa e teve como lócus, uma escola da rede pública de ensino do município de santa Izabel do Pará, estado do Pará. Participaram deste estudo, duas professoras, sendo uma Pedagoga que trabalha com turmas de 5o e outra com formação na Licenciatura em Matemática que trabalha em turmas de 6o Ano do Ensino Fundamental e, 56 estudantes dos referidos níveis de escolaridade, sendo 30 e 26 estudantes respectivamente. As informações foram constituídas por meio de questionários e entrevistas com questões semiestruturadas, com o objetivo de analisar as dificuldades para aprender conceitos matemáticos encontrados por estudantes que estão em processo de transição do 5o para o 6o Ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que cada professor que fez parte deste estudo, tem suas limitações. No entanto, cada um deles, tenta se apropriar de práticas mais motivacionais para que o processo de transição vivenciado por estudantes de 5o e de 6o Ano, decorra de forma natural, espontânea e sem sofrimentos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos, no sentido de tornar o ensino de conceitos matemáticos seja mais significativo, afinal a Matemática faz parte da vida de todos, independentemente do nível de escolaridade desse indivíduo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MatematicaEscolarProcesso.pdf532,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.