Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4246
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: Efetividade do manejo em uma unidade de conservação de BIOMA amazônico: estudo de caso sobre os impactos socioterritoriais da reforma no Parque Estadual do Utinga em Belém-PA
metadata.dc.creator: RAMOS, Queise Hellen Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: CASTRO, Edna Maria Ramos de
Issue Date: 14-Nov-2017
Citation: RAMOS, Queise Hellen Luz. Efetividade do manejo em uma unidade de conservação de BIOMA amazônico: estudo de caso sobre os impactos socioterritoriais da reforma no Parque Estadual do Utinga em Belém-PA . 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em FIPAM XXVII: Gestão Ambiental e Manejo de Paisagem, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4246. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo analisa a efetividade do Plano de Manejo Socioambiental do Parque Estadual do Utinga – PEUt, especificamente os impactos socioterritoriais de sua “reforma inconclusa” para os moradores da área interna e do entorno do parque. Foi criado em 1993 com a finalidade de assegurar a portabilidade e ampliação da vida útil das águas dos mananciais Bolonha e Água Preta, responsáveis por 63% do abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belém-Pará; além de recuperar áreas degradadas, desenvolver atividades científicas, culturais, educativas, turísticas e recreativas, bem como, preservar a fauna e flora. Optou-se por realizar um estudo de caso, onde os dados foram obtidos por levantamento bibliográfico, bem como dados de pesquisa de campo etnográfica realizada em 2016 e 2017 sob a luz da teoria de campo de Pierre Bourdieu. Os resultados demonstrados são primordiais para avançar na temática para o aprofundamento de estudos qualitativos sobre esta UC como uma forma de gerenciar seus problemas e entender as fragilidades e possíveis adequações para melhor efetivação de seu Plano de Manejo, e minimizando, principalmente, os impactos negativos às comunidades locais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Efetividade
Manejo Socioambiental
Parque Estadual do Utinga
Unidade de Conservação
Regularização Fundiária
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu - PPGLS/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_UnidadeConservaçãoBIOMAAmazônico.pdfArtigo_UnidadeConservacaoBioma869,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons