Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4225
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A produção do conhecimento sobre autismo: uma análise dos trabalhos publicados no GTT inclusão no CONBRACE/CONICE
metadata.dc.creator: MORAES, Mailson Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Adriano Diego Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6424-2100
Issue Date: 23-Feb-2022
Citation: MORAES, Mailson Teixeira de. A produção do conhecimento sobre autismo: uma análise dos trabalhos publicados no GTT inclusão no CONBRACE/CONICE. Orientador: Adriano Diego Oliveira Ribeiro. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4225. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo propõe enquanto objeto de investigação uma análise sobre os trabalhos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) correspondentes aos anos de 2011, 2015, 2017, 2019 e 2021 sobre Autismo. A metodologia do trabalho estruturou-se em uma revisão sistemática a partir dos anais do CONBRACE/CONICE nos anos de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021 dispostos nas páginas dos sites de cada evento. Genericamente falando, foram encontrados um total de 23 publicações que contemplassem a temática sobre autismo. Há atualmente uma ciência para orientar as intervenções para esse público, a Analise Comportamental Aplicada (ABA) que orienta ações que funcionam ou não para o tratamento dos mais variados níveis do TEA, todavia em nenhum dos achados desse trabalho, essa ferramenta foi citada diretamente. Isso nos remete ao desconhecimento do contexto em que muitos vão se inserindo, seja nos estágios supervisionados ou nos espaços de trabalho mesmo, onde prevalecem o empirismo pelo desconhecimento do profissional. Sobre o processo de inclusão, percebeu-se em grande parte dos achados a inclusão como resultado apenas no âmbito da sociabilidade. É preciso ir além. Faz-se necessário um trabalho gradual, especializado e de forma interdisciplinar, visando que a criança se desenvolva na melhor de suas oportunidades, trabalhando em cima dos seus comportamentos operantes, buscando alcançar graus de autonomia e consciência para poder alcançar a real inclusão.
Abstract: The study proposes as an object of investigation an analysis of the works published in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences (CONBRACE) corresponding to the years 2011, 2015, 2017, 2019 and 2021 on Autism. The methodology of the work was structured in a systematic review from the annals of CONBRACE/CONICE in the years 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 and 2021 arranged on the pages of the websites of each event. Generally speaking, a total of 23 publications were found that addressed the topic of autism. There is currently a science to guide interventions for this audience, the Applied Behavioral Analysis (ABA) that guides actions that work or not for the treatment of the most varied levels of ASD, however in none of the findings of this work, this tool was cited directly. This leads us to the lack of knowledge of the context in which many are inserted, whether in supervised internships or in work spaces, where empiricism prevails due to the lack of professional knowledge. About the inclusion process, it was noticed in most of the findings the inclusion as a result only in the scope of sociability. It is necessary to go further. It is necessary a gradual, specialized and interdisciplinary work, aiming for the child to develop in the best of their opportunities, working on top of their operating behaviors, seeking to achieve degrees of autonomy and awareness in order to achieve real inclusion.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Autismo
Educação física
Inclusão
Autism
Physical education
Inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProducaoConhecimentoAutismo.pdf436,19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons