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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura
metadata.dc.creator: CUNHA SOBRINHO, Pamille da
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, Débora Alfaia da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9134-3858
Issue Date: 22-Jan-2021
Citation: CUNHA SOBRINHO, Pamille da. Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4221. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O texto apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que contou com análise de artigos sobre avaliação da aprendizagem e sobre avaliação na perspectiva da educação inclusiva. O estudo incluiu a análise de 16 artigos, selecionados a partir de uma consulta ao banco de dados do Scielo. Os critérios para a escolha dos artigos foram à presença das palavras-chave: aprendizagem, avaliação e atendimento educacional especializado, sendo excluídos os artigos que não correspondiam aos critérios de seleção. Dessa forma, a partir do referido levantamento, o procedimento seguiu o caminho metodológico: resumo, descrição das pesquisas e comparação dos estudos, identificando os sujeitos da pesquisa, a metodologia e os resultados. A análise dos diferentes artigos evidencia que a avaliação, tanto dos alunos sem deficiência quanto dos com deficiência, é um processo em construção que requer a mudança e a melhoria de vários aspectos, com destaque ao aperfeiçoamento profissional dos docentes. Assim, as pesquisas indicam a formação continuada e a capacitação de professores e demais servidores da escola, como uma condição prévia para que ocorra, de fato, uma avaliação emancipatória e formativa, tão necessária a inclusão no âmbito escolar.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Educação inclusiva
Aprendizagem
Inclusive education
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

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