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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
metadata.dc.creator: SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Anselmo de Athayde Costa e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
Issue Date: 15-Feb-2022
Citation: SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos. O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Orientador: Anselmo Athayde Costa e Silva: . 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4216. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam atrasos de desenvolvimento motor e avaliar esses atrasos ainda é visto como um desafio na avaliação psicomotora principalmente para identificar de forma específica as áreas em que a criança está menos desenvolvida. O objetivo deste estudo foi avaliar se as intervenções psicomotoras causam algum efeito no desenvolvimento motor em crianças com TEA. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, de forma descritiva, que buscou analisar e comparar o perfil motor da criança através da escala de desenvolvimento motor (EDM) antes e após 20 sessões de psicomotricidade. Para a criança avaliada, sua idade motora geral foi de -26 meses no primeiro teste e de -23 meses no segundo teste, se mantendo em idade negativa (IN), porém reduzindo sua IN em 3 meses, aumentado sua idade motora geral (IMG) em 8 meses e seu quociente motor geral (QMG) em 3 meses no segundo teste em comparação com o primeiro. Seus componentes psicomotores que sofreram os principais atrasos foram seu esquema corporal e orientação espacial. Foi possível chegar ao resultado de atraso no seu desenvolvimento motor através do uso da EDM.
Abstract: Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) have motor development delays and assessing these delays is still seen as a challenge in psychomotor assessment, mainly to specifically identify areas in which the child is less developed. The aim of this study was to assess whether psychomotor interventions have any effect on motor development in children with ASD. The present study is a case study, in a descriptive way, which sought to analyze and compare the child's motor profile through the motor development scale (MDS) before and after 20 psychomotricity sessions. For the evaluated child, his general motor age was -26 months in the first test and -23 months in the second test, remaining at a negative age (IN), but reducing his NI by 3 months, increasing his general motor age (IMG ) at 8 months and his overall motor quotient (QMG) at 3 months in the second test compared to the first. Its psychomotor components that suffered the main delays were its body schema and spatial orientation. It was possible to reach the result of delay in their motor development through the use of EDM.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Psicomotricidade
Escala de Desenvolvimento Motor (EDM)
Psychomotricity
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

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